Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Segurança no trabalho é tema de palestra na programação do ‘mês do servidor’ da Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus realizou a palestra “Segurança do Trabalho: Desafios e Possibilidades na Gestão Pública”, na manhã desta segunda-feira, 10/10, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na avenida Brasil, nº 2.971, Compensa, zona Oeste.


O evento faz parte da programação em homenagem aos servidores municipais, cuja data é celebrada no dia 28 de outubro.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), a conferência teve a finalidade de desenvolver e aperfeiçoar as habilidades voltadas às atividades profissionais dos servidores municipais, no exercício de suas funções, no que se refere à prevenção e controle de acidentes de trabalho.

O titular da Semad, Ebenezer Bezerra, explicou que a atenção com o bem-estar dos servidores é uma orientação do prefeito David Almeida e que a palestra serviu para alertar sobre a importância dos cuidados preventivos no ambiente de trabalho.

“A segurança do trabalho é um conjunto de medidas que são adotadas visando prevenir e minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas nas diferentes atividades laborais”, ressaltou o secretário.

O palestrante foi o engenheiro do trabalho, Cleves Bruce, presidente da Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) da Semad.
“O nosso intuito foi trazer ao conhecimento dos servidores decretos que são regulamentados no município para os adicionais de periculosidade e insalubridade, entre outros pontos. A temática dessa palestra foi muito bem aceita pela equipe (de coordenação) porque transpassa por um só tema. Nós, que atuamos na segurança no trabalho, visamos as doenças ocupacionais, os acidentes de trabalho, estatísticas de acidentes. Entendemos que trazer as informações sobre a legislação pertinente a essas questões é muito importante”, disse Cleves.
A palestra serviu para orientar os participantes quanto à necessidade de desenvolver medidas preventivas e corretivas para evitar e reduzir acidentes no ambiente de trabalho, além de apresentar os procedimentos e legislações inerentes à segurança do trabalho, com enfoque em laudos técnicos e adicionais de insalubridade e de periculosidade.

O servidor Mário Thiago de Sales, da Semad, destacou as iniciativas da gestão municipal para valorizar os servidores. “Essas palestras visam a atualização sobre as leis, sobre a rotina de trabalho do servidor, o que vem sendo melhorado, inclusive sobre a saúde do servidor. Muito se fala em remuneração, mas é fundamental que se valorize a questão da saúde mental e física do servidor, e isso a gestão do prefeito David Almeida vem fazendo cada vez mais”, opinou.

Fotos – João Viana / Semcom

Post Relacionado

Carol Braz 12 reúne multidão no Colônia Antônio Aleixo com Ana Paula, vice de Ciro

Victória Farias

DJ internacional David Guetta diz em suas redes que Manaus foi outro nível e agradece pelo amor e energia no festival

victoria Farias

Prefeitura de Manaus marca presença no Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Esporte em São Paulo

victoria Farias