Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove manhã de atendimentos em alusão ao Outubro Rosa nesta sexta

A Prefeitura de Manaus, por meio das Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Saúde (Semsa), realizou nesta sexta-feira, 14/10, uma manhã cidadã em alusão à campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama, na sede da Semasc, localizada no Centro, zona Sul.


O evento contou com palestras socioeducativas e distribuição de material informativo aos usuários, além da realização de exames preventivos no local e vacinação contra a Covid-19.

A ação também realizou exames de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e exame preventivo (Papanicolau).
“Estamos chamando atenção para um problema grave de saúde pública e que afeta mulheres do mundo todo, onde muitas acabam vindo a falecer por conta de um diagnóstico tardio. Então, hoje, trazemos não apenas a distribuição de um material informativo para nossas usuárias, mas a oportunidade de realizar alguns exames preventivos que são de extrema importância para sua saúde”, explicou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

A psicóloga da equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Crespo, responsável pela organização da ação, Neyla Siqueira, destacou a importância de se levar cada vez mais ações sensibilizadoras e serviços para perto das famílias amparadas pela rede de proteção social.

“Informação é poder. Quando nós esclarecemos e sensibilizamos nossos usuários e usuárias da importância dos cuidados com a saúde, trazendo alguns desses serviços em ações como essa, plantamos uma sementinha para que eles entendam os direitos que possuem, tais como a saúde, além de estimular e ensinar como buscar esses direitos. Uma das nossas palestrantes hoje falará um pouco sobre o sistema de marcação de mamografia, por exemplo, porque entendemos que não adianta apenas conscientizar, mas que é preciso também trazer e explicar esses serviços e direitos”, esclareceu a psicóloga.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas no ano de 2022 foram estimados pelo menos 450 novos casos de câncer de mama no Estado do Amazonas, sendo a segunda maior estimativa da região Norte, atrás do Pará, com 780 novos casos.

“Está sendo ótimo! Já havia um certo tempinho que eu estava sem fazer meus exames preventivos, então chegar aqui e me deparar com essa ação foi algo realmente maravilhoso”, afirmou a dona de casa Eliane Perrone, 34.
A diarista Maria Sueli, 50, também destacou a importância de uma rotina preventiva. “Eu já havia feito meus exames este ano, mas é sempre bom se prevenir, não é? Todas nós precisamos ficar atentas e se prevenir e creio que seja um evento que vá ajudar muitas mulheres, principalmente as mais jovens”, finalizou.

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Post Relacionado

Pela primeira vez na história, CRMV-AM terá 2° turno em setembro

Victória Farias

VEJA VÍDEO: Revoltados com o Governo Wilson Lima, moradores tiram dinheiro do próprio bolso para consertar rodovia AM-010

Redação

​​ECP dá início a dupla semana de treinamento sobre​ ​transferências voluntárias

Victória Farias