Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus alinha com Iphan-AM soluções de acessibilidade do largo e mirante de São Vicente

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), fez o alinhamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) de ajustes técnicos de acessibilidade e fruição de espaço para as propostas do mirante e largo da Ilha de São Vicente, que estão com projetos aprovados junto à autarquia federal.
A prefeitura obteve, junto ao Iphan-AM, a aprovação do projeto de requalificação urbana para o largo da Ilha de São Vicente, que integra o programa “Nosso Centro”, lançado no ano passado pela gestão do prefeito David Almeida. A validade da autorização é de 2 anos, dentro do parecer técnico 41/2022.
“A expectativa é de que estes projetos colaborem para a valorização e a promoção do patrimônio cultural do centro histórico de Manaus, fomentando a sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico, bem como fortalecendo o espírito de pertencimento e participação social”, comentou o superintendente do Iphan-AM, o antropólogo Mauro Augusto Menezes.
Segundo o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, o alinhamento técnico serve para expor soluções e objetivos para melhorar desenhos, modelos e propostas arquitetônicas, visando a acessibilidade para o largo e mirante.

“Tem ajustes em relação à tipologia de piso, demarcações, sinalização e ambiência para esta grande reconversão de uso do antigo prédio da Ceam. São discussões necessárias para fazer a melhor reabilitação possível ao espaço urbano”, disse.

Aprovação

O projeto, elaborado por equipe do Implurb, prevê uma via projetada que passará a interligar a rua Bernardo Ramos em direção à avenida 7 de Setembro, abrindo o fluxo para ampliar a acessibilidade, mobilidade e segurança na área, além de servir para escoamento de público e trânsito. A travessa Carolina será exclusivamente para pedestres.

Para garantir a harmonia com o conjunto tombado em formas e escalas, assim como manter os valores culturais, a execução vai seguir o padrão de revestimento e calçamento existente, sendo complementado com o uso da pedra São Tomé.

A proposta de requalificação prevê ainda rampas e faixas para acessibilidade e instalação de mobiliários, como lixeiras, bancos, iluminação, balizadores, arborização e jardins.
Para criar novos caminhos de acessibilidade, a nova via vai deixar a travessa Carolina exclusivamente para circulação de pedestres, mantendo sua configuração em pedra jacaré e ganhando marcação de via.

A nova via contemplará o tráfego e trânsito, incluindo serviços de segurança, carga e descarga para o imóvel do mirante, que terá operações comerciais, de turismo, lazer e gastronomia. Também servirá para o uso do atracadouro existente, que com o projeto ganhará melhorias e requalificação à população.
Edital
O edital para lançamento da licitação do mirante está sendo finalizado e a obra está prevista para ser entregue em julho de 2023. Trata-se da primeira grande área vertical de entretenimento, lazer, contemplação e negócios às margens do rio Negro, na rua Bernardo Ramos com a avenida 7 de Setembro, no Centro, na Ilha de São Vicente, a ser construída pela prefeitura. O imóvel hoje se encontra sem uso e descaracterizado, tendo quatro andares (térreo e mais três).
Reabilitação

A reabilitação do antigo imóvel, onde funcionava a Companhia Energética do Amazonas (Ceam), visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, sendo a primeira grande área vertical a ser construída pela Prefeitura de Manaus para atividades de entretenimento, lazer, contemplação e negócios na Ilha de São Vicente.
Como é um grande equipamento urbano, ele foi projetado para abrigar várias ações de cultura, lazer, gastronomia, negócios e muito mais, tendo como fundo, a vista do rio Negro.

Post Relacionado

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, reforça compromisso da Casa em auxiliar na resolução de problemas na BR-319

Victória Farias

Conheça Erin Eevee, a musa gamer deusa cosplay da Austrália

Shayenne

Prefeitura de Manaus realiza grande ação de limpeza na avenida Governador José Lindoso

Victória Farias