Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Oficina da Prefeitura fortalece atuação da saúde básica no combate à gravidez na adolescência

A Prefeitura de Manaus iniciou, na manhã desta terça-feira, 18/10, a “Oficina Proteger e Cuidar”, com intuito de fortalecer as ações da saúde básica no combate aos casos de gravidez na adolescência.


A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Gerência de Ciclos de Vida e Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, e se estenderá até quarta-feira, 19.

A oficina tem como público-alvo cerca de 80 profissionais que atuam em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus, e os preceptores são da Escola de Saúde Pública (Esap). Nesses dois dias, o evento será realizado na Universidade Paulista (Unip), zona Centro-Sul, nos períodos da manhã e da tarde.
“A oficina tem como objetivo fortalecer as nossas ações para reduzir o número de casos de gravidez na adolescência na capital. O município de Manaus vem acompanhando uma queda significativa desta taxa nos últimos três anos, e estamos trabalhando para manter essa redução e assim promover a saúde e o bem-estar das jovens manauaras”, informou a gerente de Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Marques.

De acordo com Patrícia, a oficina é uma das estratégias da Semsa para promover a educação permanente e contínua dos servidores, e também conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que disponibilizou a “Agenda Proteger e Cuidar”, instituída pelo Ministério da Saúde, para subsidiar o atendimento integral da saúde do adolescente.

“A ‘Agenda Proteger e Cuidar’ funciona como um manual com todos os detalhes para facilitar o atendimento do público nessa faixa etária, e prestar assistência da melhor forma, inclusive garantindo o atendimento mesmo se ele estiver desacompanhado de um adulto responsável”, completou Patrícia.

Post Relacionado

Mapotecas da Prefeitura de Manaus doadas à Ufam terão acervo digitalizado para acesso ao público em 2023

Victória Farias

Rotta reforça campanha de rua de Pauderney e destaca: “o Amazonas precisa dele no Congresso”

Redação

​Pleno do TCE-AM suspende medida que invalidou auto de vistoria a empresa amazonense

Victória Farias