Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Oficina da Prefeitura fortalece atuação da saúde básica no combate à gravidez na adolescência

A Prefeitura de Manaus iniciou, na manhã desta terça-feira, 18/10, a “Oficina Proteger e Cuidar”, com intuito de fortalecer as ações da saúde básica no combate aos casos de gravidez na adolescência.


A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Gerência de Ciclos de Vida e Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, e se estenderá até quarta-feira, 19.

A oficina tem como público-alvo cerca de 80 profissionais que atuam em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus, e os preceptores são da Escola de Saúde Pública (Esap). Nesses dois dias, o evento será realizado na Universidade Paulista (Unip), zona Centro-Sul, nos períodos da manhã e da tarde.
“A oficina tem como objetivo fortalecer as nossas ações para reduzir o número de casos de gravidez na adolescência na capital. O município de Manaus vem acompanhando uma queda significativa desta taxa nos últimos três anos, e estamos trabalhando para manter essa redução e assim promover a saúde e o bem-estar das jovens manauaras”, informou a gerente de Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Marques.

De acordo com Patrícia, a oficina é uma das estratégias da Semsa para promover a educação permanente e contínua dos servidores, e também conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que disponibilizou a “Agenda Proteger e Cuidar”, instituída pelo Ministério da Saúde, para subsidiar o atendimento integral da saúde do adolescente.

“A ‘Agenda Proteger e Cuidar’ funciona como um manual com todos os detalhes para facilitar o atendimento do público nessa faixa etária, e prestar assistência da melhor forma, inclusive garantindo o atendimento mesmo se ele estiver desacompanhado de um adulto responsável”, completou Patrícia.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus conclui estudo que vai aprimorar política de saúde bucal

victoria Farias

Prefeitura amplia acesso à vacina Pfizer Baby em 126 salas de imunização a partir desta segunda-feira, 15/1

victoria Farias

Em dois meses, Prefeitura de Manaus já atualizou mais de 300 cadastros habitacionais

Patrick da Silva FARIAS