Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manhã de convivência com famílias atendidas pelo Creas nesta terça-feira

Dando continuidade à programação alusiva ao Dia das Crianças e de combate ao trabalho infantil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu nesta terça-feira, 18/10, uma manhã de convivência com famílias atendidas pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Norte, Leste e Centro-Oeste.


O evento foi realizado no Parque Cidade da Criança, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e contou com a participação da Nova Igreja Batista, do Instituto Jovens do Futuro, da associação beneficente O Pequeno Nazareno e dos Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), na realização de atividades lúdicas, rodas de conversa, apresentações musicais e pintura facial para as crianças.

“São famílias que vivenciam situações de extrema vulnerabilidade e onde na maioria das vezes detectamos crianças em estado de mendicância em sinaleiras e afins, então nossas equipes técnicas têm trabalhado duro no resgate e acompanhamento dessas famílias. Foi pensando nas necessidades desse público que reservamos o parque para esta ação, onde essas famílias poderiam conhecer um espaço mais lúdico e acolhedor para essas crianças”, explicou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Ana Maria Lima de Carvalho.
De acordo com a gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na Semasc, Geszimar da Silva, o cenário social de Manaus requer, mais do que nunca, a devida atenção ao problema do trabalho infantil, consequência direta da pandemia.

“Com a pandemia, o cenário de crianças expostas ao trabalho infantil voltou a aumentar exponencialmente devido ao fechamento de escolas e outros estabelecimentos onde essas crianças ficavam com suas famílias. Hoje voltamos a promover essa sensibilização juntamente com outros parceiros, unindo forças para realizar, ao menos mensalmente, mais abordagens em pontos chaves, mapeados pela secretaria”, finalizou Geszimar.
“Muitas vezes não sabemos a realidade dessas famílias, mas tudo que é bom para a criança fica marcado no coração dela. Acho que é divertido para elas e também quebra um pouco da rotina, um refrigério em meio ao que muitos passam. Quando era criança e alguém me fazia algo diferente e bom eu me sentia acolhida, e acho que é isso que elas sentem em relação ao nosso trabalho”, destacou a voluntária da Nova Igreja Batista, Isabelle Aguiar.

Mãe dos pequenos Diogo Felipe, Vitor Emanuel e Vinicius Henry, a dona de casa Vielen de Menezes, 27, também ressaltou a bem-vinda quebra de rotina trazida pela ação e elogiou a iniciativa.
“É difícil sairmos de casa, então eles estão aproveitando bastante hoje. Acho muito legal e importante trazer um evento como esse para as crianças, um pouco de novidade mesmo”, disse Vielen.

Creas
Manaus conta com cinco unidades de Creas, que ofertam atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, mas cujo vínculos familiares e comunitários não foram rompidos, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. O trabalho é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

Os principais casos atendidos no Creas, por meio do Paefi são: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; abandono; vivência de trabalho infantil; e discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia. Além do Paefi, oferta-se também o serviço a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes.
Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Post Relacionado

Defensoria obtém liminar que obriga Amazonas Energia a restabelecer serviço de energia elétrica em Uarini

Patrick

JULIANA BONDE FAZ APELO NA WEB: ‘SE EU COZINHO VOCÊ COME?’ VEJA VÍDEO

Shayenne

Caprichoso reencontra sua galera neste sábado em clima de união e emoção

Redação