Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus trabalha em obra de contenção de erosão e construção de praça e academia ao ar livre no bairro Cidade de Deus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha em ritmo acelerado na obra de contenção de uma grande erosão com mais de 40 metros de altura, em uma área de 4 mil metros quadrados de extensão, nas ruas São Félix e Corinthians, localizado no bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital.


O local estava desmoronando e algumas casas foram atingidas. Após um levantamento feito pela prefeitura, 18 famílias foram retiradas do local e indenizadas, por conta do alto risco de desmoronamento.

As equipes de obras da Prefeitura de Manaus realizaram serviços de terraplanagem no local, utilizando cinco mil metros cúbicos de barro para a implantação dos taludes (espécie de paredão construído para aumentar a estabilidade na área), em seguida, foram realizados os serviços de drenagem, com a construção de uma escada hidráulica de 35 metros, por onde a água das chuvas vai perdendo a velocidade e é conduzida de forma correta para não provocar a erosão.

Em uma área de 40 metros quadrados foram assentadas tubulações em concreto, que também ajudam na vazão correta das águas, além de caixas coletoras. Toda a área de implantação dos taludes receberá serviços de plantação de grama para estabilizar o solo.

O titular da Seminf, Renato Júnior, destaca que a meta é devolver toda a área reestruturada, levando segurança a todas as pessoas que moram no entorno. “Estive aqui várias vezes com o prefeito David Almeida, que determinou emergência nessa obra, principalmente para garantir a segurança dessas famílias. Tivemos apoio da Defesa Civil do Município e, assim que o laudo foi emitido, entramos com as máquinas para resolver de vez o problema dessa grande erosão aqui no bairro Cidade de Deus. A meta nessa gestão do prefeito David é cuidar das pessoas”, afirmou.
Uma equipe de 25 trabalhadores atua na obra, com a utilização de máquinas retroescavadeiras e rolos compactadores. Assim que toda a erosão for contida, a obra será finalizada com a construção de uma área de lazer e esporte para os moradores. A Prefeitura de Manaus vai construir no local uma praça e uma academia ao ar livre.
“O que queremos aqui é trazer dignidade. Eu e o prefeito conversamos com os moradores, ouvimos sobre as necessidades dessas famílias e aqui estamos trabalhando para atender a todos, sem exceção”, concluiu o secretário da Seminf.
A previsão é de que a obra seja finalizada e entregue aos moradores no próximo mês, em novembro.

Fotos – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza limpeza em igarapés do 40 e comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e João Bosco

victoria Farias

Deputado Roberto Cidade solicita melhorias para Santo Antônio do Matupi, em Manicoré

Redator

Ageman compõe Grupo Integrado de Segurança Pública Municipal

Victória Farias