Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Alunos da zona Norte recebem projeto ‘Trânsito na escola’ da Prefeitura de Manaus

O respeito às regras de trânsito promove uma convivência mais sadia entre os condutores e, ainda, uma relação mais cordial entre a sociedade. E é com este objetivo que a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira, 18/10, o projeto ‘Trânsito na escola’ no Centro Educacional Tavares Ferreira, localizado no conjunto Manoa, no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.
Cerca de 50 alunos do Ensino Fundamental participaram de um ‘bate-papo’ sobre o comportamento e as principais regras do trânsito. Após a interação, os alunos simularam o ato da travessia de uma rua e a forma correta de fazer o ‘sinal da vida’, em que os pedestres estendem o braço avisando que pretendem atravessar uma via.
“Esta vivência é muito importante, pois, desde cedo eles já têm contato com o trânsito. Neste momento enfatizamos a importância de fazer o sinal e esperar os veículos pararem antes de iniciar a travessia. Trata-se de uma ação bem básica, mas que consegue evitar acidentes”, enfatizou a educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liége.

Ainda durante a ação, os educadores do IMMU disponibilizaram seis jogos educativos, momento em que os alunos puderam aprender regras básicas de trânsito de forma lúdica.

“A aplicação destes jogos é fundamental, porque torna mais eficaz a assimilação de conhecimentos e, ainda, de uma forma divertida. Gostaríamos de salientar que, ao trazer o programa a esta escola, mostramos que o Instituto também está aberto às unidades da rede privada de ensino para receber nossas ações educativas”, destacou Rineida.
A diretora de ensino da escola, Patrícia do Carmo Tavares Ferreira, elogiou a iniciativa do IMMU e destacou a importância de programas relacionados à educação de trânsito.

“Este tipo de iniciativa faz parte do conteúdo extracurricular, então, estas informações são necessárias. Outra coisa é que os alunos levam estes conhecimentos aos seus pais. Em geral, os pais são espelhos dos pequenos, mas, neste caso, em relação ao trânsito, eles são o espelho dos pais”, frisou a diretora.

Fotos – Sidney Mendonça / IMMU

Post Relacionado

Rainha Elizabeth passa a usar cadeira de rodas para se locomover

Shayenne

Em ações nas zonas norte e sul, PMAM prende homens com armas de fogo e munições

Redator

Prefeitura intensifica serviço de recuperação viária no bairro Flores

victoria Farias