Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Manaus Previdência mantém certificação no Pró-Gestão RPPS pelo 4º ano consecutivo

Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Manaus, via Manaus Previdência, recebe a recomendação pela manutenção da certificação no Pró-Gestão RPPS.


Após dois dias de auditoria externa realizada pela empresa ICQ Brasil, a autarquia manteve o nível IV, que é o máximo em certificação. Em 2019, a entidade foi certificada no nível III e em 2020 conquistou o nível IV, pela primeira vez, mantendo em 2021 e agora, em 2022.
No primeiro dia, foram auditados os Conselhos Diretor (Codir), Municipal de Previdência (CMP) e Fiscal (Cofis), a Comissão de Ética, a equipe da Ouvidoria e a Assessoria Técnica. E ainda, a Superintendência de Investimentos (Supinv), o Comitê de Investimentos (Cominv), a Tecnologia da Informação (Stin), a Comissão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a Auditoria Interna (Audin).
No segundo e último dia, foram auditados os requisitos de Educação Previdenciária com os setores Psicossocial e Diretoria de Previdência (Diprev), base cadastral com Presidência e Diprev, Setor de Gestão de Pessoas (Sgep). E ainda, os requisitos de saúde e segurança com o subsecretário da Secretaria Municipal de Administração e Finanças (Semad), Fábio Augusto Alho; e a Junta Médico-Pericial do Município de Manaus (JMPM), coordenada por Hudson Ribeiro de Farias.

Reconhecimento
O Pró-Gestão RPPS é importante por ser um programa de certificação que visa ao reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). É uma avaliação por entidade certificadora externa, credenciada pela Secretaria de Previdência (Sprev), do sistema de gestão existente, com a finalidade de identificar sua conformidade às exigências contidas nas diretrizes de cada uma das ações, nos respectivos níveis de aderência.

De acordo com a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, a manutenção da certificação representa uma enorme conquista para o município e para a Manaus Previdência.
“A manutenção da certificação do RPPS no mais alto nível de aderência significa o alcance da maturidade da gestão previdenciária municipal. Quanto maior o nível, mais rígidos são os controles. Isso dá segurança aos servidores municipais”.
Ela explica que o processo de certificação proporciona benefícios internos e externos à organização. “Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações. E internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização”, esclarece.

Boas práticas de gestão

A implantação das boas práticas de gestão compõem três pilares do programa que são: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária, que contribuem para a qualificação de seus dirigentes e a introdução de padrões de qualidade nos processos de trabalho. Dentre os ganhos está a estabilidade na gestão e consolidação de avanços, evitando a descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária.

Post Relacionado

Visa Manaus dá início à Semana do Regulado com orientações ao segmento de supermercados da cidade 

Patrick da Silva FARIAS

Em 2022, desemprego no Brasil deve ficar entre os maiores do mundo

Shayenne

Sancionada lei que dá título de Capital Nacional das Etnias a Ijuí, no Rio Grande do Sul

Redator