Atualmente, a expectativa de vida no mundo é de 73,4 anos, segundo levantamento Perspectivas da População Mundial 2022, feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o índice atinge os 76,2 anos. De acordo com a médica Sarah Kayat, viver oito, nove ou 10 décadas está relacionado à genética, mas também a uma alimentação saudável, em especial ao consumo de um vegetal.
Ao participar do programa This Morning, da emissora britânica ITV, Sarah recomendou comer em torno de 30 frutas e vegetais “diferentes” ao longo da semana. A médica garantiu que o hábito “ajuda a melhorar a saúde”. Questionada sobre o que ingerir todos os dias a fim de prolongar os anos de vida, a médica respondeu: “Brócolis”.
Sarah aconselhou consumir o vegetal por ele ter a substância química chamada sulforafano. O ativo tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “É barato, facilmente acessível e brilhante”, listou. A médica detalhou que os nutrientes presentes no brócolis contribuem com o sistema imunológico.
“Poucas horas depois de comer brócolis, descobrirá que esses níveis aumentam em sua corrente sanguínea e ajudam as defesas imunológicas”, acrescentou. O sulforafano é um composto com fontes de combate ao câncer. Conforme explicou a médica, há estudos que mostraram o potencial do ativo na redução do risco da doença de próstata, intestino e mama.
Entre outros nutrientes presentes no brócolis estão as vitaminas A, C e K. “Por exemplo, a vitamina A é boa para os olhos, sendo necessária para reduzir o risco de catarata, a degeneração macular relacionada a idade e a visão deficiente à medida que envelhecemos”, esclareceu a médica. O vegetal favorece a saúde do coração por diminuir o colesterol ruim.
*Metrópoles