Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaCidade

Ricardo Nicolau afirma que governo fez inauguração de UTI fake em Tabatinga e defende construção do primeiro hospital da cidade: ‘Com saúde não se brinca’

O candidato ao governo do Amazonas pela coligação ‘Nós, o Povo’ (Solidariedade / PSB), Ricardo Nicolau, disse que o atual governo entregou a UTI da UPA de Tabatinga (a 1.100 quilômetros de Manaus) sem os equipamentos necessários para atendimentos médicos de alta complexidade.


A inauguração ‘fake’ ocorreu no último sábado, 20, a menos de dois meses da realização das eleições.

“Recebi informações de que a inauguração ocorreu às pressas. Até os colchões e lençóis foram emprestados. A UTI inaugurada não tem parte dos equipamentos para atender à população. Fizeram uma maquiagem nas vésperas das eleições, mas a população de Tabatinga precisa de uma UTI há pelo menos dois anos. Com saúde não se brinca”, afirma Ricardo Nicolau.
Novas unidades e parceria com Exército

Em julho deste ano, Ricardo Nicolau foi ao município e constatou pessoalmente o abandono em que se encontrava a UPA de Tabatinga. De acordo com o candidato, faltavam laboratórios adequados e até mesmo medicamentos para receitar aos pacientes que procuravam a unidade em busca de atendimento médico.

Para mudar essa realidade e dar mais dignidade aos moradores do município, o candidato ao governo do Amazonas defende a construção do primeiro hospital estadual da cidade para ampliar o número de leitos e de uma maternidade que possa atender às mães do Alto Solimões.
“Uma nova unidade de saúde com laboratório de especialidades e área de radiodiagnóstico num único lugar. Assim, a gente evita o deslocamento dos pacientes para Manaus e, quando necessário, implantar o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) Intermunicipal para sair com procedimento marcado, transporte e ajuda de custo pagos pelo Estado”, frisou Ricardo Nicolau.
Em paralelo, Ricardo Nicolau pretende fazer uma parceria com o hospital de guarnição do Exército Brasileiro para que a unidade militar possa receber recursos estaduais e, portanto, elevar a qualidade dos serviços de saúde prestados aos cidadãos.

Foto: Marcelo Cadilhe

Post Relacionado

Parque de diversão sem licença é interditado em fiscalização da Prefeitura de Manaus

Victória Farias

Projeto “Motociclista Legal” abre inscrições em 43 municípios do interior

Redação

PMAM apresenta balanço inicial de apreensões de armas, munições e drogas de abril

Redator