Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura recupera quase 30 quilômetros de vias na zona Centro-Oeste

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), segue em ritmo acelerado com as obras do programa “Asfalta Manaus”, que tem a meta de recuperar 10 mil vias na capital.


Nesta segunda-feira, 12/9, os serviços são realizados nos bairros Compensa, São Raimundo, Santo Agostinho e Vila Marinho, na zona Centro-Oeste da capital.

Foram 114 vias já concluídas, somando 28 quilômetros e 665 metros de recapeamento só na zona Centro-Oeste. É a maior ação de recuperação viária já realizada pela Prefeitura de Manaus na capital.

O trabalho é executado, simultaneamente, por equipes espalhadas pela zona Centro-Oeste, onde trabalhadores realizam a fresagem das vias, retirando o asfalto antigo e desgastado, recuperando o solo e as bases para receberem a aplicação do novo asfalto, utilizando máquinas pesadas, como vibroacabadoras, retroescavadeiras, rolos compressores, pneus e rolos de chapa, e caminhões recapeando as vias por completo, em toda sua extensão.

Para o secretário de Obras, Renato Júnior, a implantação de um novo pavimento não é um processo simples, são várias etapas envolvidas, desde a remoção, substituição de uma estrutura de pavimento, tratamentos de solo, até a aplicação de uma nova massa asfáltica, sendo todas as etapas importantes para um serviço de qualidade e com uma durabilidade muito maior.

“O recapeamento das vias de Manaus segue o mesmo padrão de qualidade em toda a cidade, independentemente da localização. Ruas principais, transversais, todas recebem o mesmo serviço, de tratamento de recuperação profunda, fresa e aplicação da massa asfáltica. Temos todo controle de espessura do asfalto que, ao final do processo de recapeamento, deverá alcançar sete centímetros, garantindo qualidade e durabilidade das vias. É um recapeamento com uma espessura que vai aguentar o peso do que passar por aqui: carro, ônibus e caminhão, por muito mais tempo”, explicou Renato Júnior.
Só nas obras da zona Centro-Oeste são utilizadas, diariamente, quase 700 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), popularmente conhecida como massa asfáltica, para a revitalização das vias.
Além do recapeamento das vias, esse programa revolucionário da prefeitura promove fluidez no trânsito, segurança aos motoristas e pedestres e, principalmente, qualidade de vida ao cidadão manauara.

Os investimentos em obras do programa “Asfalta Manaus” são reconhecidos pela população. “Há mais de 15 anos a gente não via um trabalho digno nas ruas do nosso bairro, era só aquela ‘maquiagem’ que, em menos de um mês, já virava uma ‘tábua de pirulito’ novamente. Mas, graças à atual administração da prefeitura, nós, moradores, estamos sendo lembrados e beneficiados com esse serviço de qualidade”, comemorou o morador do bairro Compensa, José Litaiff.
Fotos – Márcio Melo/ Seminf

Post Relacionado

Bolsonaro sinaliza que general Braga Netto será seu novo vice

Patrick

Prefeito David Almeida anuncia ‘choque de ordem urbana’ no Viver Melhor

Redação

Prefeitura de Manaus lança biblioteca digital para servidores da Procuradoria Geral do Município

Patrick da Silva FARIAS