Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus retoma as capacitações presenciais com formação de noções básicas em defesa civil

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou o primeiro curso presencial de noções básicas em defesa civil, nesta segunda-feira, 26/9, no auditório da Casa Militar, localizado na rua Padre Agostin Caballero, Compensa, zona Oeste.


A formação contemplou vários municípios do Amazonas e lideranças comunitárias.

Após dois anos de pandemia, a Defesa Civil de Manaus fez o retorno das aulas presenciais com o curso de noções básicas de defesa civil, que acontece em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi), e atende não apenas o quadro técnico de Manaus, mas de dez outros municípios e lideranças comunitárias que atuarão no Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), transformando em multiplicadores, os moradores dos bairros com áreas de risco.

Para Fernando Júnior, secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, a formação é um marco na gestão. “Esse curso marca um momento ímpar na gestão David Almeida com o retorno presencial e a representação das Defesas Civis municipal e estadual, e da Secretaria Nacional da Defesa Civil, unindo os poderes e, mais do que isso, as calhas dos nossos rios”, afirma.

O curso teve seu início nesta segunda-feira e acontecerá até sexta-feira, sempre no turno vespertino. Segundo Wallace Rozendo, engenheiro da Defesa Civil Municipal, essas informações são necessárias para que o sistema possa ter uma abordagem unificada, visando resguardar vidas.

“Quando se une os três poderes e se inclui as lideranças comunitárias que são as primeiras a sentir o impacto das grandes ocorrências, você tem uma linguagem única e uma abordagem única, também, e isso é essencial na hora de agir em situações de crise, já que o protocolo correto tem início logo nos primeiros momentos”.

Outras formações estão previstas ainda para este ano e já para o início de 2023, sempre integrando a comunidade com os serviços públicos.

Fotos – João Viana / Semcom

Post Relacionado

Prefeitura implanta sistema eletrônico e otimiza processo de matrículas nos Núcleos de Esporte e Lazer

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus promoverá 1ª oficina para elaboração do protocolo municipal de inserção do DIU

Victória Farias

Manaus participa de evento nacional sobre vigilância, prevenção e controle de doenças no contexto do SUS

victoria Farias