Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza o encerramento da Semana do Idoso no Parque do Mindu

Com o tema “Respeitar a pessoa idosa e a sua experiência de vida”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o encerramento da Semana do Idoso, nesta sexta-feira, 30/9, no Parque Municipal do Mindu, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.


A programação iniciou na segunda-feira, 26, com a participação dos alunos do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi) da secretaria, que tem parcerias com 22 instituições da sociedade civil e governamental, beneficiando um total de 370 alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a coordenadora da Cemeapi da Semed, Joseane Silva, a programação reflete todo um trabalho realizado com os alunos, instituições parceiras, mas principalmente a valorização do idoso dentro da sociedade como um todo.
“Foi maravilhosa nossa semana, porque valoriza o respeito e a experiência da pessoa idosa inserida durante toda essa semana, desde a abertura até esse momento aqui com essa festa de valorização dos idosos. Desde já agradecemos a nossa secretária da Semed, professora Dulce Almeida, e ao nosso prefeito David Almeida, por oportunizar aos nossos idosos a continuarem seus estudos e o crescimento ainda na idade”, disse.

O aluno da 2ª fase do 1º segmento da EJA, João Pereira Cedro, 72, natural de Fortaleza (CE), ficou por mais de 30 anos sem estudar, disse que ficou satisfeito com a programação, pois ele é sanfoneiro e ainda participou do encerramento da programação.
“É muito bom, porque se não tivesse uma semana dessa, a gente ficaria desmotivado. Ficamos muito alegres, participamos das brincadeiras e gostei muito. Acho que todos deveriam pensar um pouco para participar, estudar que é muito bom, apesar da idade e nunca tem idade para estudar, mas sempre temos mais que aprender“, comentou.
Graduada em Nutrição e pós-graduada em Fitoterapia, Carolina Santos foi a palestrante do evento com o tema “Qualidade de vida através da alimentação para os idosos”. Para ela, é fundamental para as pessoas com uma idade avançada ter cuidado com os hábitos alimentares no geral.

“Foi debatido a importância da alimentação e nutrição na qualidade de vida e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como por exemplo, diabetes e hipertensão. Tratamos também o tema da alimentação até de interação com outras pessoas, onde foi muito importante enfatizar, que a nutrição não diagnostica, mas previne e trata, por isso a importância da nutrição como ferramenta para prevenir as doenças e gerar mais longevidade e qualidade de vida”, frisou.
Fotos – Cleomir Santos/ Semed

Post Relacionado

Corpo é encontrado boiando em igarapé no Centro de Manaus

Shayenne

Sejusc conscientiza manauaras contra mendicância de crianças nas ruas

Shayenne

Em 2022, desemprego no Brasil deve ficar entre os maiores do mundo

Shayenne