Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Em 20 meses, Prefeitura de Manaus aprovou 2,4 milhões de metros quadrados em alvarás de construção

Em 20 meses de gestão David Almeida, a Prefeitura de Manaus aprovou mais de 2,4 milhões de metros quadrados em novos alvarás de construção, impactando na geração de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos no “construbusiness” em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos, de janeiro a agosto de 2022.
Os dados do setor seguem parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). No Brasil, a construção civil gerou 35.156 novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2022. No Amazonas, no período, foram feitas 1.371 admissões formais no setor e há um estoque de 23.988 empregos diretos.

“De acordo com a Cbic, a cada R$ 1 milhão de investimento, são gerados 7,64 empregos diretos. A construção movimenta os setores de serviço e comércio, com mais transporte, mais alimentação, mais contratação de mão de obra especializada e outros profissionais”, disse o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Os números da gestão David Almeida são reflexo da eficiência e de metas atingidas com alto impacto na geração de emprego e aumento da renda da população.
Dados consolidados

Foram exatos 2.414.866,99 metros quadrados em alvarás de construção emitidos de janeiro de 2021 a agosto de 2022. No acumulado de 2022, de janeiro a agosto, foram 822.881,08 metros quadrados.

Durante os 20 meses, o Implurb expediu 1.790 alvarás de construção, sendo que este ano, de janeiro a agosto, foram 596 documentos licenciados pela autarquia.

Conforme a Cbic, os bons números apresentados até aqui pela construção vão provocar uma nova revisão na estimativa do crescimento do setor em 2022. Em outubro, a Cbic deverá revisar a sua projeção de alta para o PIB setorial, que deverá continuar a crescer bem mais do que a economia nacional, pelo segundo ano consecutivo.

Post Relacionado

Prefeitura quer alcançar crianças menores de 1 ano de idade sem as vacinas Pentavalente e Poliomielite

Victória Farias

Manaus Previdência vai receber prêmio Abipem em Fortaleza

Patrick

Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza no igarapé do Gigante em comemoração ao Dia do Lixo Zero

Victória Farias