Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza formatura de servidores que participaram dos cursos de inglês, espanhol e libras

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite desta segunda-feira, 11/7, a formatura do 1º semestre de 48 alunos dos cursos de inglês, espanhol e libras do Programa Ampliando Horizontes (PAH) 2022.


A solenidade foi realizada no salão SpeTaculo’s, no conjunto Shangrilá, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Foram beneficiados servidores da Semed, filhos dos servidores com idade a partir de 18 anos, e os cônjuges. Os alunos de inglês e espanhol, com carga horária de 540 horas, e duração de três anos de curso, receberam certificados da secretaria. Já os de libras tiveram aulas com carga de 280 horas, com dois anos de duração, sendo o certificado duplo, ou seja, da Semed, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

De acordo com a coordenadora do PAH, Suellen Gomes Barros, quem estuda no projeto tem a chance de conhecer outro idioma. Além disso, o programa tem ajudado muito os servidores em outros segmentos, além da Semed.
“Aprender uma segunda língua é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa. Além de oportunizar a comunicação em vários países falantes dos idiomas estudados. Sobre a Libras é extremamente importante para favorecer o processo de inclusão dos alunos surdos e com deficiência auditiva na rede. Vale ressaltar que nossos alunos, através dos cursos, já obtiveram aprovação em mestrados e doutorados em testes de proficiência realizados em outras instituições”, concluiu.

Satisfação
Feliz por ter concluído o curso de espanhol, a assessora pedagógica das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Luciana Oliveira, teve a chance, pela primeira vez, de aprender outro idioma. Para ela, é um momento importante como servidora, assim como na sua vida como um todo.

“Eu parabenizo a secretaria por ofertar também os cursos de idiomas para seus servidores, contribuindo para a nossa formação continuada. O contexto no qual estamos inseridos requer ou exige cada vez mais novas habilidades. Aprender um novo idioma representa abrir novas janelas para o mundo, novas oportunidades profissionais e novas possibilidades de experiências pessoais”, contou.

A diretora Maria Joana Soares Pimentel, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cacilda Pinto de Lima, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, após uma viagem a Santo Domingo e República Dominicana, viu a necessidade de aprender outro idioma. Para a educadora, ter conhecimento sobre espanhol é algo que vai somar muito na sua vida.

“Falar uma outra língua é de um valor imensurável, principalmente porque vivemos em uma sociedade globalizada, em que nos relacionamentos com pessoas, com informações e culturas para além das demarcações geográficas. O PAH é um mundo de oportunidades que a Semed oferece a seus servidores e familiares. É um programa incrível, com professores capacitados, com uma coordenação dinâmica e humanizada”, finalizou.

Fotos – Thaís Araújo / Semed

Post Relacionado

Equipes de saúde da prefeitura realizam busca ativa de casos de malária na zona Rural

blitzamazonico

Nunca faça isso ao se levantar, as pessoas estão ficando muito doentes por este motivo

Shayenne

​​Projeto Ouvidoria Estudantil do TCE-AM é finalista de Concurso de Boas Práticas da CGU

Redação