Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove circuito de saúde no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

A Prefeitura de Manaus promoveu, na manhã desta terça-feira, 11/10, um circuito de saúde em celebração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, na Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle, localizada na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira.


Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a atividade reuniu cerca de 60 usuários da unidade com intuito de incentivar a prática de exercícios físicos e alimentação saudável.
A chefe do Núcleo de Atenção às Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias da Semsa, Liliana Melo, informou que a população contou com aulão de ginástica, orientação sobre alimentação saudável, exposição de painel da composição nutricional dos alimentos, exibição do documentário, farmácia de fitoterápicos contra a obesidade e mais.
“A gente vem promovendo as medidas não farmacológicas para prevenção da obesidade, que contemplam uma série de hábitos saudáveis que devem ser adotados pela população. Aqui na unidade, os usuários já realizam essas atividades semanalmente, na área externa, com suporte de toda nossa equipe multidisciplinar, com inclui profissionais de educação física, fisioterapia e psicologia, e estamos estimulando que essas ações sejam mantidas em todos os pontos da nossa cidade”, disse.
Acompanhamento

Liliana alertou que Manaus vem liderando, desde 2017, o ranking das capitais brasileiras com maior número de pessoas com obesidade, e essas iniciativas visam reverter esse cenário.
“São números que a gente precisa vencer e estamos buscando formas e alternativas principalmente de prevenção à obesidade. E na medida que o usuário for diagnosticado com a doença, a gente busca garantir o acompanhamento dessas pessoas para que seu estado de saúde não se agrave e elas não venham a desenvolver complicações”, completou.
A gerente de Condições Crônicas da Semsa, Lilian Paula Lima, destacou que as unidades da Semsa vêm intensificando a oferta de aferição da pressão arterial e exames de glicemia para o controle das doenças cardiovasculares, como hipertensão e diabetes, que têm mais chances de afetar pessoas com obesidade.

“É importante que os nossos pacientes hipertensos e diabéticos procurem nossas unidades de saúde para manter o acompanhamento, com orientações de saúde, renovação de receita médica, e atualização dos exames. A Semsa está de portas abertas para atender esses pacientes, venha e converse com o médico para manter uma boa qualidade de vida”, orientou.

Benefícios
O profissional de educação física da unidade, Ronaldo Souza, contou que as atividades físicas em grupo, realizadas de forma rotineira com a comunidade, inclui pessoas de todas as idades, desde crianças e adolescentes até adultos e idosos.

“É muito importante que as pessoas saiam do sedentarismo e participem de uma atividade física, pois isso ajuda as pessoas a controlar o peso, a baixar o nível de glicemia, controlar hipertensão, e ter saúde. Elas não faltam aos nossos programas porque percebem o rendimento e a melhoria na saúde delas”, afirmou.

A cozinheira Rosely Maria de Jesus, de 52 anos, disse que começou a frequentar a unidade quando apresentou vários problemas de saúde, como diabetes, pressão alta e problemas no coração. Com o acompanhamento, ela já sente os resultados positivos.

“Hoje estou ótima graças a Deus e a esse lugar que Deus mandou para nós. Quando cheguei aqui eu estava muito gorda porque comia muita besteira, mas agora estou ótima, me sentindo super bem, com o diabetes estável, pressão normal, tudo normalizou, graças aos profissionais daqui que tratam a gente bem”, afirmou.

O pensionista Edvaldo Marques, 62 anos, também agradeceu à equipe da Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle pela melhora obtida em seu estado de saúde.

“Trabalhei muito tempo no Distrito Industrial e fiquei com problema de coluna, mas fiquei bem melhor quando comecei o acompanhamento aqui com médico, fisioterapeuta, e estou me sentindo bem”, contou.
Fotos – Elienai Emanuel / Semsa

Post Relacionado

Mais de 700 moradores da Sharp e Manaus 2000 receberam certificado residencial para reassentamento no Prosamin+

Redator

Homem se recupera após transplante com coração de porco

Jessika Caldas

PMAM apreende carga de carvão vegetal ilegal, em Manaus

Redator