Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa de evento internacional de urbanismo e sustentabilidade na Colômbia

Na cidade de Barranquilla, na Colômbia, a Prefeitura de Manaus participa de evento internacional do Programa de Cooperação Urbana (Iurc) América Latina, na quinta e sexta-feira, 20 e 21/10, com a participação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).


Com o tema “Rumo a Cidades e Regiões Sustentáveis – Avançando em Soluções Baseadas na Natureza e Regeneração Urbana”, a Prefeitura de Manaus integra o engajamento de cidades e regiões da América Latina, compartilhando melhores práticas e fazendo visitas em campo para conhecer avanços, desafios e conquistas que Barranquilla obteve na reabilitação urbana.

O prefeito de Barranquilla, Jaime Pumarejo, será um dos participantes durante o seminário, que contará com especialistas em mudanças climáticas, infraestrutura verde, ecoturismo e sustentabilidade. A programação encerra com uma série de visitas, incluindo tour pelo centro histórico da cidade colombiana e a espaços regenerados e reabilitados, como mercados, galerias, quadras urbanas e zona portuária e turística, que liga a cidade ao rio Madalena. Também está programada uma visita ao tradicional bairro de Abajo, berço da cultura caribenha e de grande atração para o setor cultural e turístico, além do museu do Carnaval.
O vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, vai representar Manaus no evento internacional, com as despesas pagas pelo Iurc.

“Ampliamos nossa rede de network e de boas práticas urbanas sustentáveis e verdes, com os parceiros do Iurc da América Latina e América do Norte. Muitas ações podem e devem ser replicadas em Manaus, adaptadas à nossa realidade. Com as facilidades de conexão e tecnologia, tendências e referências urbanísticas e arquitetônicas, é preciso pensar Manaus numa escala coordenada com cases de sucesso mundiais”, disse Andrade.

Cooperação
Desde o ano passado, Manaus integra o grupo Iurc, a partir de um termo de cooperação assinado com o Implurb. Dentro do programa, a cidade parceira de Manaus é Nápoles, e representantes técnicos da autarquia participam de encontros virtuais, troca de experiência em regeneração urbana, sustentabilidade urbanística e perspectivas, incluindo workshops e webinários.
Webinar

A Prefeitura de Manaus participa no dia 28 de outubro de webinar internacional com o tema “Bens Comuns: Experiências de Nápoles, Manaus e São Paulo”, evento realizado pelo Iurc Regional América Latina (Iurc-LAC), às 10h (horário Manaus), com duração de 75 minutos. O webinário terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português e contará com transmissão pela plataforma Zoom, com inscrições abertas neste link.

De Manaus serão apresentados dados da visita de técnicos da Prefeitura a Nápoles e a importância do uso de bens comuns para o centro histórico da capital e de prédios abandonados, permitindo seu reuso e ocupação.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus promove passeio com crianças autistas na Ponta Negra

Patrick

Torcedores lotam a rua Capitão Francisco Falcão para assistir ao jogo da Seleção Brasileira

victoria Farias

Prefeitura de Manaus alerta que são gratuitas as inscrições para o programa Leite do Meu Filho

Patrick