Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa de evento internacional de urbanismo e sustentabilidade na Colômbia

Na cidade de Barranquilla, na Colômbia, a Prefeitura de Manaus participa de evento internacional do Programa de Cooperação Urbana (Iurc) América Latina, na quinta e sexta-feira, 20 e 21/10, com a participação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).


Com o tema “Rumo a Cidades e Regiões Sustentáveis – Avançando em Soluções Baseadas na Natureza e Regeneração Urbana”, a Prefeitura de Manaus integra o engajamento de cidades e regiões da América Latina, compartilhando melhores práticas e fazendo visitas em campo para conhecer avanços, desafios e conquistas que Barranquilla obteve na reabilitação urbana.

O prefeito de Barranquilla, Jaime Pumarejo, será um dos participantes durante o seminário, que contará com especialistas em mudanças climáticas, infraestrutura verde, ecoturismo e sustentabilidade. A programação encerra com uma série de visitas, incluindo tour pelo centro histórico da cidade colombiana e a espaços regenerados e reabilitados, como mercados, galerias, quadras urbanas e zona portuária e turística, que liga a cidade ao rio Madalena. Também está programada uma visita ao tradicional bairro de Abajo, berço da cultura caribenha e de grande atração para o setor cultural e turístico, além do museu do Carnaval.
O vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, vai representar Manaus no evento internacional, com as despesas pagas pelo Iurc.

“Ampliamos nossa rede de network e de boas práticas urbanas sustentáveis e verdes, com os parceiros do Iurc da América Latina e América do Norte. Muitas ações podem e devem ser replicadas em Manaus, adaptadas à nossa realidade. Com as facilidades de conexão e tecnologia, tendências e referências urbanísticas e arquitetônicas, é preciso pensar Manaus numa escala coordenada com cases de sucesso mundiais”, disse Andrade.

Cooperação
Desde o ano passado, Manaus integra o grupo Iurc, a partir de um termo de cooperação assinado com o Implurb. Dentro do programa, a cidade parceira de Manaus é Nápoles, e representantes técnicos da autarquia participam de encontros virtuais, troca de experiência em regeneração urbana, sustentabilidade urbanística e perspectivas, incluindo workshops e webinários.
Webinar

A Prefeitura de Manaus participa no dia 28 de outubro de webinar internacional com o tema “Bens Comuns: Experiências de Nápoles, Manaus e São Paulo”, evento realizado pelo Iurc Regional América Latina (Iurc-LAC), às 10h (horário Manaus), com duração de 75 minutos. O webinário terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português e contará com transmissão pela plataforma Zoom, com inscrições abertas neste link.

De Manaus serão apresentados dados da visita de técnicos da Prefeitura a Nápoles e a importância do uso de bens comuns para o centro histórico da capital e de prédios abandonados, permitindo seu reuso e ocupação.

Post Relacionado

Deputado estadual Roberto Cidade é homenageado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus

Redação

IBGE estima safra recorde de 263 milhões de toneladas em 2022

Redator

Prefeitura avança em serviços de recuperação asfáltica na zona Norte

Victória Farias