Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica limpeza e desobstrução de caixas coletoras para evitar alagamentos

A principal estratégia para evitar inundações é garantir a vazão das águas pluviais, que escorre pelas sarjetas das ruas e avenidas da cidade.


Para isso, é fundamental manter as redes de drenagens profundas sem obstruções e sem acúmulo de lixo, e esse é um dos desafios que a Prefeitura de Manaus tem no dia a dia. Nesta quinta-feira, 29/9, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuaram na avenida Floriano Peixoto, no Centro. A importante via possui um fluxo intenso de pessoas por conta de suas edificações serem predominantemente comerciais e o descarte de lixo irregular prejudica as tubulações.
De acordo com o engenheiro fiscal da Seminf, Norman Araújo, o descarte irregular de lixo nas ruas é o maior causador de obstrução das tubulações, desanelamentos e inundações. Diariamente, toneladas de lixo são retiradas de caixas coletoras, popularmente conhecidas como bueiros.
“O trabalho de desobstrução das caixas coletoras é extremamente necessário para manter a vazão correta das águas. Uma caixa coletora entupida pode gerar alagamentos na via e muitos transtornos à população. Madeiras, utensílios de plásticos, principalmente garrafas PET, são os objetos que mais geram obstrução, pois se amontoam e acabam fechando as entradas das galerias, provocando o rompimento e o desanelamento das tubulações”, explicou o engenheiro.
Segundo Araújo, a Prefeitura de Manaus mantém equipes de limpeza em todas as zonas da cidade, por determinação do prefeito David Almeida. “Embora as caixas coletoras sejam monitoradas, a população pode ajudar, não jogando lixo nas ruas. O lixo descartado de forma irregular, sempre volta em forma de transtorno. A prefeitura conta com a parceria da população para evitar o entupimento dos bueiros”, ressaltou.
Fotos – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Prefeitura qualifica processo para avaliação neuromotora do pé diabético nas unidades de saúde

Victória Farias

 Prefeitura entrega mais de 25 mil itens esportivos a 304 projetos sociais em Manaus

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus divulga programação na ‘Expo Amazônia Bio&Tic 2023’

blitzamazonico