Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida destaca fortalecimento em serviços de saúde básica com a construção da nova UBS Morro da Liberdade

Com o início das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morro da Liberdade, localizada na zona Sul, nesta quinta-feira, 6/10, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou que a expectativa é que, até o final da gestão municipal, sejam construídas mais unidades de grande porte, com estrutura moderna e capacidade ampliada de atendimento.


Os novos modelos visam ampliar o acesso da população aos serviços de atenção básica na área.
“Nós vamos demolir o antigo prédio que já existe há mais de 40 anos, e vamos construir uma unidade de porte 4, um mini-hospital, que vai atender até 1,2 mil pessoas por dia. Até o final da nossa gestão, nós vamos construir entre 12 e 15 unidades nesse modelo, pois, esse é o novo modelo de gestão da prefeitura de Manaus. Essa é a mudança que nós queremos na saúde básica da nossa cidade”, enfatizou Almeida.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o prazo previsto para a entrega do novo prédio é de 12 meses, e que a nova estrutura segue o padrão de unidade porte 4, com 1,2 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 1,2 mil atendimentos diários.

Com dois pavimentos, a unidade vai contar com 57 ambientes, incluindo duas recepções, quatro salas de espera, dez consultórios médicos, quatro consultórios odontológicos, um consultório farmacêutico, escovódromo, farmácia, posto de coleta de exames e salas de vacina, de inalação, procedimentos, acolhimento, observação, curativos, lavagem, esterilização, além de ambientes administrativos e multifuncionais.

“A nova unidade de saúde vai garantir mais conforto aos usuários e aos servidores. Temos o objetivo de ampliar os atendimentos para oferecer mais segurança e qualidade nos serviços de assistência e prevenção à população”, enfatiza a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Atendimento

Durante as obras, os usuários passam a ter como referência a UBS Lúcio Flávio, localizada no bairro Betânia, que já sofreu adequações para receber servidores, equipamentos, mobiliário, insumos e medicamentos da UBS Morro da Liberdade.
Com a necessidade de demolição da UBS Morro da Liberdade, o Laboratório Distrital Sul, que funciona no mesmo terreno e é responsável pelo processamento de todos os exames coletados no Distrito de Saúde Sul, também será desativado temporariamente.
Fotos – Elienai Emanuel / Semsa

Post Relacionado

SSP-AM deflagra operação Inquietação em combate à criminalidade na zona sul de Manaus

Redator

Prefeitura intensifica trabalhos para conclusão de obra do mercado Carneiro da Mota

blitzamazonico

Prefeitura realiza ações para controle da esporotricose em Manaus

Victória Farias