Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolícia

PMAM prende dois homens por porte ilegal e roubo, na zona centro-sul de Manaus

Policiais militares da Força Tática (FT) prenderam, no sábado (04/06) e no domingo (05/06), dois homens, de 20 e 26 anos, por porte ilegal de arma de fogo e roubo, na zona centro-sul da capital amazonense.


As ações ocorreram dentro da Operação Inquietação, que tem o objetivo de reforçar a segurança pública e combater homicídios, roubos e tráfico de drogas, realizando saturação nos principais pontos da capital.
Durante barreira policial, por volta das 18h50, na avenida André Araújo, zona centro-sul da capital, a equipe 7011 deteve um homem em posse de uma arma de fogo e munições, após abordagem ao veículo Ford Ka, de cor preta e placas PHU8G16, sem restrição de roubo ou furto. Com ele foram encontrados um revólver calibre .22, nº c1863, sem coronha, marca não identificada; seis munições intactas; e dois aparelhos celulares. O caso foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Já na avenida Constantino Nery, outra guarnição deteve um homem em posse de um simulacro de arma tipo pistola; um carregador de pistola 638, com nove munições calibre .380, não deflagradas; e 16 celulares. A ação ocorreu por volta das 22h, após denúncia de que um infrator estaria assaltando os passageiros de um ônibus do transporte coletivo. Ao realizar a abordagem, o suspeito ainda tentou fugir, mas foi capturado e conduzido ao 6º DIP.

Denúncias

A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

Post Relacionado

Faltando 79 dias para o fim do ano, a Prefeitura de Manaus atingiu em setembro, conforme dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), a soma de 91,2% de todos os processos analisados em 2021: são 425 análises em 2022 contra 466 de todo o ano passado. Na maioria dos processos analisados pelo colegiado de planejamento urbano municipal está a Regularização e Habite-se (197 ou 46,35%), seguido de certidões em geral (150 ou 35,29%) e aprovação de projetos (59 ou 13,88%). Do total, 83%, ou 352, tiveram decisão por provimento integral, e outras 15 (4%) por provimento parcial. Outras 58, correspondente a 14%, foram indeferidas. O CMDU analisa processos desde licenças, Habite-se, renovações e certidões de licenciamento que tramitam no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “O colegiado reflete parte do desenvolvimento urbano da capital e tem papel estratégico na gestão e construção da política para melhoria da cidade, dirimindo desde questões sociais, técnicas a habitacionais”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Entre os processos que também vão para o conselho constam aprovação e regularização de edificações; análises e aprovação de medidas mitigadoras e compensatórias para empreendimentos de impacto urbano-ambiental; decisões sobre pedidos de alteração de uso do solo, com atuação da Comissão Técnica de Planejamento Urbano (CTPCU); diligências, entre outros. A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo encontro, realizado sempre às quartas-feiras (exceto feriados e pontos facultativos), um participante de cada entidade deve compor a plenária, somando 18 conselheiros, além dos requerentes dos processos em pauta, caso tenham interesse de participar. Atividade O CMDU é uma importante ferramenta de apreciação de projetos para o bem público, valorizando o esforço do empresariado ao cidadão comum, que busca regularizar sua obra e fazer o melhor pelo urbanismo da cidade, atendendo a legislação em vigor. O conselho foi criado na Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade. O conselho ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

Victória Farias

Semseg prende suspeitos de furtarem fiação do shopping Phelippe Daou

Victória Farias

Corregedoria-Geral da SSP-AM orienta e fiscaliza atividades dos servidores do sistema de segurança do Estado

EDI FARIAS