Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Manaus integra grupo de delegados da Europa e América Latina em discussão da regeneração urbana

A Prefeitura de Manaus integra, em Barranquilla, na Colômbia, um grupo de 40 delegados de 12 cidades e três regiões da Europa e América Latina, participando de evento internacional do Programa de Cooperação Urbana (Iurc), até esta sexta-feira (21/10).
O vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, representa a cidade de Manaus nas discussões do tema “Rumo a Cidades e Regiões Sustentáveis – Avançando em Soluções Baseadas na Natureza e Regeneração Urbana”, que faz a integração de profissionais e técnicos, compartilhando melhores práticas e fazendo visitas em campo para conhecer avanços, desafios e conquistas que Barranquilla obteve na reabilitação urbana e em soluções baseadas na natureza.
“Estamos trocando experiências e vivenciando projetos, como casos de sucesso, que nos mostram que, em Manaus, seguimos no caminho certo de regeneração urbana, especialmente para o centro histórico. Durante os painéis apresentados, conhecemos intervenções urbanas, como da agricultura urbana e infraestrutura verde em Pittsburgo (EUA), do Distrito Criativo, de Bogotá, e do Distrito das Artes, de Málaga, na Espanha”, resumiu Andrade.
O Distrito Criativo leva transformação a moradores pela cultura, arte e ações sociais, enquanto o de Pittsburgo apresenta a figura do jardineiro urbano e das hortas comunitárias em áreas públicas.
Ontem, no primeiro dia do evento, os participantes realizaram visita guiada a uma Fábrica da Cultura, que envolve voluntários em atividades de educação artística; e ao ponto turístico conhecido como Puerta de Oro.
A Puerta de Oro é um calçadão turístico em frente ao rio Madalena, que está presente na orla da cidade com forte projeto de regeneração urbana. “O calçadão e sua relação com o rio e a cidade nos remetem aos projetos desenvolvidos em Manaus, como os do ‘Nosso Centro’”, comentou o vice-presidente.
O vice-presidente do Implurb representa Manaus no evento internacional, com as despesas pagas pelo Iurc. “Ampliamos nossa rede de network e de boas práticas urbanas sustentáveis e verdes, com os parceiros do Iurc da América Latina e América do Norte. Muitas ações podem e devem ser replicadas em Manaus, adaptadas à nossa realidade. Com as facilidades de conexão e tecnologia, tendências e referências urbanísticas e arquitetônicas, é preciso pensar Manaus em uma escala coordenada com cases de sucesso mundiais”, disse Andrade.
Cooperação

Desde o ano passado, Manaus integra o grupo Iurc, a partir de um termo de cooperação assinado com o Implurb. Dentro do programa, a cidade parceira de Manaus é Nápoles, e representantes técnicos da autarquia participam de encontros virtuais, troca de experiência em regeneração urbana, sustentabilidade urbanística e perspectivas, incluindo workshops e webinários.

Post Relacionado

Safadão é internado e aos prantos mãe do cantor desabafa: “Entrego meu filho nas mãos de Deus”

Shayenne

Médicos-veterinários e zootecnistas vão às urnas escolher a nova diretoria do CRMV-AM nesta sexta-feira (26)

Victória Farias

Prefeitura de Manaus disponibiliza espaço no Concultura para artistas fazerem cadastro

victoria Farias