Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Idosos do Parque das Tribos recebem serviços da saúde da Prefeitura de Manaus como parte da Semana do Envelhecimento Saudável

A programação da Semana do Envelhecimento Saudável, promovida pela Prefeitura de Manaus para sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar a pessoa idosa, contemplou uma vasta programação realizada na comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã Açu, na zona Oeste, nesta quinta-feira, 29/9.
As equipes do Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ofertaram atendimento médico, rodas de conversa, palestras enfocando a alimentação saudável, hipertensão e diabetes, importância dos exercícios físicos e atividades lúdicas para trabalhar a memorização e o raciocínio lógico dos idosos daquela comunidade.

Houve também oferta de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ao longo da manhã. “A programação de hoje foi direcionada ao idoso indígena com serviços e ações de educação em saúde, para enfatizar que envelhecer de forma saudável é consequência direta de hábitos e ações que criam as condições necessárias para que esta fase seja vivenciada com plenitude. Mas nossa abordagem considerou os saberes dos idosos indígenas, que são muito importantes e precisam ser valorizados”, explicou a coordenadora da Saúde do Idoso e do Indígena do Disa Oeste, Graciete Carvalho.
Participando ativamente da roda de conversa, metodologia que tem o objetivo de reforçar os vínculos afetivos entre os participantes criando uma horizontalidade no diálogo, a aposentada Elaine Maria Silva Marinho, de 66 anos, da etnia tikuna, aprovou a iniciativa e disse que a programação foi importante para que se conscientizasse da importância de reduzir o consumo de açúcar em sua alimentação.

“Eu compreendi que preciso mudar minha alimentação porque desde os 15 anos que tomo muito refrigerante, mas vou precisar mudar isso. Daqui a pouco irei para o médico para me consultar e vou seguir tudo direitinho. Foi muito bom ter esses atendimentos aqui, hoje”, acentuou.

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa

Post Relacionado

Aluno do programa “Manaus Esportiva” intensifica preparação para torneio nacional de ginástica artística

Redação

Prefeitura de Manaus promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio

victoria Farias

Descarte irregular de resíduos sólidos nas vias da cidade é alvo de ação da prefeitura

Victória Farias