No clássico que valia encurtar a distância para o líder, Palmeiras, que ficou no empate contra o Fluminense no sábado pelo placar de 1 a 1, o embalado Flamengo do técnico Dorival Júnior fez a sua parte e venceu o rival Botafogo pelo placar mínimo na tarde deste domingo (28), no estádio Nilton Santos, e retomou a vice-liderança do Brasileirão 2022.
Foto: Paula Reias
O chileno Arturo Vidal marcou o único gol da partida e manteve viva as chances do Rubro-Negro pelo tão almejado título. Já o Botafogo se aproxima da chamada “zona da confusão” e está a dois pontos do Z4.
CLÁSSICO MORNO
Em um duelo com poucas emoções, a “equipa” do técnico Luís Castro até que conseguiu dificultar as ações da equipe alternativa do Flamengo na etapa inicial, porém não conseguia levar perigo a meta do goleiro Santos. O Fogão arriscava em chutes da intermediária ou em lances de bola parada. O habilidoso Jeffinho até que tentou, mas esbarra na forte marcação do Malvadão. Pelo lado vermelho e preto, Cebolinha e Gabriel não estavam em uma tarde inspirada e tinha dificuldades nas finalizações com chances reais de gol.
Na volta do vestiário o jogo melhorou com a entrada da “tropa de choque”, Pedro, Everton Ribeiro e Arrascaeta que se juntaram a Gabigol. O Flamengo passou a ter um maior predomínio dentro das quatro linhas e ameaçar a meta do goleiro Gatito Fernández. E não demorou muito saiu o zero do placar. Logo aos 12 minutos, Matheuzinho levantou a bola na área, Pedro subiu no segundo andar e escorou para a chegada de Vidal estufar as redes do Botafogo. Atrás do marcador não restou outra alternativa ao “Glorioso” em sair para o ataque, mas sem criar uma grande oportunidade para incomodar a meta do goleiro Santos.
E AGORA TORCEDOR?
Com esse resultado o Flamengo chegou a marca dos 43 pontos e retomou a vice-liderança que era do Fluminense no início da rodada. O Rubro Negro agora vira a chave e vai focar no duelo na próxima quarta, quando vai encarar o Vélez Sarsfield, pela Libertadores. Já o Botafogo, permanece com os mesmos 27 pontos na 14ª posição do Campeonato Brasileiro e só volta a campo no próximo domingo, diante do Fortaleza, no Castelão.
SINAL DE ALERTA LIGADO
O Botafogo vive um momento delicado na competição. Agora são cinco rodadas sem vitórias, sendo três empates e duas derrotas. A distância para o Cuiabá, primeira equipe dentro da zona do rebaixamento, caiu para apenas dois pontos.
FALA DORIVAL!
Durante entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior disse que sua equipe jogou “em razão do resultado” e destacou que a vitória pode colocar o time de vez numa briga mais intensa pelo eneacampeonato brasileiro.
“Vitória realmente muito importante e que nos mantém vivos numa competição aonde até 11 rodadas atrás tínhamos 13 pontos de diferença para o líder. A diferença caiu consideravelmente. Estamos fazendo um trabalho muito consciente junto com diretoria e jogadores sobre o que é necessário para uma partida ou outra”, analisou.
“Jogamos hoje em razão do resultado, não poderia ter sido diferente. Alcançamos esse resultado importantíssimo, enfrentamos uma equipe com uma disposição impressionante desde o primeiro minuto de jogo. Esse resultado pode ser um divisor e consolidar uma aproximação aos líderes do campeonato e isso tem um fator importantíssimo que poderá nos ajudar mais à frente”, completou.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 FLAMENGO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de agosto de 2022 (domingo)
Horário: 18h00 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP-Fifa)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-Fifa) e Neuza Inês Back (SP-Fifa)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-VAR/Fifa)
Renda: R$ 486.270,00
Público: 12.876 pagantes
Cartões amarelos: Saravia, DAnilo Barboza e Eduardo (Botafogo); Vidal e Pedro (Flamengo)
GOL
FLAMENGO: Vidal, aos 12min do segundo tempo
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Saravia, Adryelson (Kanu), Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barboza), Eduardo (Gabriel Pires) e Lucas Fernandes (Lucas Piazón); Victor Sá (Luis Henrique), Júnior Santos e Jeffinho
Técnico: Luís Castro
FLAMENGO: Santos, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Arturo Vidal (João Gomes), Diego Ribas (Erick Pulgar) e Victor Hugo (Everton Ribeiro); Lázaro (Pedro), Everton e Gabigol (Arrascaeta)
Técnico: Dorival Jr.
BOTAFOGO 0 X 1 FLAMENGO | MELHORES MOMENTOS | 24ª RODADA BRASILEIRÃO 2022
https://youtu.be/Hd7Ck6RfCRU