Brasil – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu de janeiro de 2022 até o momento, mais de 100 kg de entorpecentes nas estradas e rodovias federais do Pará.
Em dois meses, foram apreendidos mais de 89 kg de Cocaína, 22 kg de Crack, 15 kg de Maconha, 693 comprimidos de Anfetamina, além de Haxixe e Ecstasy, gerando um prejuízo de mais de 15 milhões de reais para o crime organizado.
Esses números refletem as estratégias da instituição ao apostar em um policiamento cada vez mais especializado, diversificado e tático, que conta com informações orientadas de inteligência, ferramentas de tecnologia e operações integradas.
Nesse contexto, a utilização de cães farejadores pela PRF se transformou em um diferencial no enfrentamento ao tráfico de drogas e outros ilícitos. Além do combate à comercialização de entorpecentes, os cães de faro auxiliam também no combate ao porte ilegal de arma de fogo. Desde o início do ano, a PRF já apreendeu um total de 40 mil reais em armas e munições.
Os cães farejadores possuem um olfato cerca de 50 vezes maior que o dos seres humanos. O nariz de uma pessoa conta com cerca de 5 milhões de células olfativas. Comparado às 250 milhões de células que há no focinho de um cachorro, é um número bem pequeno.
Os cachorros conseguem detectar uma variabilidade maior de cheiros e se tornaram cruciais nas operações policiais, graças ao seu olfato apurado. Com o auxílio dos cães de faro em veículos, a busca por ilícitos se tornou muito mais assertiva.
Fonte: Portal CM7