Blitz Amazônico
música

Novo Airão (AM) recebe 37 artistas regionais enacionais nesta semana, para o Arheião; confira programação

Promover o encontro de grandes nomes da música eletrônica nacional com talentos natos do Amazonas é uma das propostas do Arheião, que inicia nesta quinta-feira (29/12), e segue com programação até o domingo (1º/01), em Novo Airão, (a 180 quilômetros de Manaus).

O festival tem nove eventos divididos em três programações gratuitas, uma festa no flutuante, quatro na praia e a festa no barco, que já está com os ingressos esgotados. A virada do ano acontecerá em uma ilha particular, localizada a 12 quilômetros do porto da cidade. Descontos devem ser solicitados pelas redes sociais do evento e os ingressos podem ser adquiridos pelo endereço: www.ingresse.com/arheiao.

O line-up do Arheião conta com 37 atrações, sendo 14 nacionais e 23 amazonenses. Entre as nacionais, destaque especial merece ser dado à Kenya20HZ, DJ carioca que já passou por eventos como MUTEK, TimeWarp, Boiler Room, Tantsa, Mamba Negra, Gop Tun Festival, Selvagem e Novas Frequências, além de rádios mundo afora como The Lot Radio (USA), Subtle Radio (UK), Cashmere Radio (DE), RADIO REA (ARG) e Rinse France (FR). Confira a diversidade artística da DJ em sua apresentação recente no Boiler Room: https://www.youtube.com/watch?v=p7NbiQGJNAw.

Além dela, outros nomes expoentes com base em outros estados do Brasil estarão na programação do Arheião: Agrabah (SP), Alucas do Trópico Sul (RJ), Avnoar (PE), Barbara (MG), Bayma (PE), Bea Ferretti (RJ), Caju (SP), Guerrinha (RJ), Kabulom (PE), Larissa Jennings (RJ), Paulete Lindacelva (SP), Schettini (RJ) e Soft Soup (MG).

A cena amazonense estará representada pelos DJs: Belch, Clariana, Dreko, M4fel, Ethos (Live), Guillerrrmo, JotaP, Kevim, Koka, DLLIR, LLLuaninha, Pimenta com Sal, Rafa Militão, Ravhel, Skrinkle, Tales e Walfatal; além dos residentes Arhe: Alba, Bernardino, Cib, Carol Amaral, Melka e Mermade.

Uma das idealizadoras do projeto, a DJ e empresária Alba Rodrigues, explica que o festival fomenta a economia local e busca contribuir com os empreendedores da região. “Fizemos parcerias com profissionais de Novo Airão, Manacapuru e Manaus para toda a estrutura e logística dos quatro dias de evento. Barqueiros, artesãos, som, iluminação, palco, transporte, hospedagens, alimentação, limpeza, segurança. A maioria é de Novo Airão e estamos cumprindo um dos objetivos do festival, que é movimentar economicamente a cidade, tendo em vista a valorização de dezenas de profissionais”.

O intercâmbio entre agentes culturais e artísticos do Brasil é um dos objetivos do festival, cuja produção conta com a parceria de três eventos apoiadores espalhados pelo país, são eles: Festa até às 4, do Rio de Janeiro; 1010, de Belo Horizonte; e Forninho Traxx, de Recife. Cada um tem suas características locais, e todos têm em comum o fomento da cultura por meio da música eletrônica.

Programação

O primeiro dia de festival tem três eventos: Ardência nas Águas, a festa no barco que já está com ingressos esgotados; Abertura na Beira, que começa às 16h na praia do Porto de Novo Airão e é gratuita; e a Festa até às 4 na Prainha, iniciando às 22h.

Na sexta-feira (30/12), duas festas simultâneas abrem a programação às 12h: Flutuante Forninho, que estará ancorado na praia da Ilha (a 12 quilômetros do porto da cidade) e Som no Awa, festa gratuita no Anavilhanas Mall, localizado na Av. Presidente Vargas, 40. A ARHE1Ø é a festa noturna do segundo dia, e acontece na praia da Ilha.

No último dia do ano, o festival promove uma festa gratuita a partir das 12h no Awa, e a virada começa às 21h na praia da Ilha. O evento encerra no flutuante, durante o entardecer do primeiro dia de 2023.

Inclusão

A política de ingressos da primeira edição do Arheião dá entrada gratuita para pessoas trans, travestis e não-binárias. A organização da lista é feita pela SujaRec por meio do formulário: https://bit.ly/listaTarheiao.

Residentes de Novo Airão têm 40% de desconto em todos os ingressos, e pessoas nascidas no norte do Brasil têm 20%. O cupom deve ser solicitado por mensagem direta nas redes sociais do festival: instagram.com/arheiaotwitter.com/arheiaotiktok.com/@arheiao.

Sobre o Arheião

Nascido do sonho de combinar arte, produção cultural e experiências imersivas, o Arheião é um réveillon de música eletrônica idealizado pelos amazonenses Alba Rodrigues, Raissa Carvalho e Raphael Bernardino,  que além de sócios, são produtores culturais experientes na cena manauara.

O festival tem como base criativa o coletivo Arhe, formado majoritariamente por mulheres que vêm construindo uma rede de apoio com outros coletivos da cidade, unindo públicos, ideias e arte. As referências musicais do coletivo são igualmente diversas e refletem as personalidades mutáveis dos DJs com disco, as várias vertentes da house music, techno, indie dance, trance, etc.

Post Relacionado

Fábrica de Eventos anuncia data do ‘Tardezinha’, evento liderado por Thiaguinho

blitzamazonico

Prefeitura realiza 1ª Mostra de Bandas Marciais da rede municipal de ensino de Manaus

blitzamazonico

‘Os musicais de Chico Buarque’ divulga novos pontos de venda

blitzamazonico