Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus amplia unidades que ofertam vacina contra a Covid-19 e fecha

A Prefeitura de Manaus irá ampliar o número de unidades de saúde que realizam a vacinação contra a Covid-19, a partir da próxima segunda-feira, 16/5.


A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) como estratégia para fortalecer a descentralização do atendimento e incorporar a vacinação contra a doença nos serviços de rotina. Com a mudança, os grandes pontos estratégicos, à exceção do shopping Phelippe Daou, na zona Norte, e do Studio 5, na zona Sul, funcionam somente até este sábado, 14/5.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destacou que os pontos estratégicos estavam em funcionamento desde janeiro de 2021, quando foi iniciada a campanha municipal de vacinação contra a covid em Manaus. O objetivo da Semsa era ofertar a vacina em locais preparados para grandes demandas, de fácil acesso ao público e com espaço ampliado, para evitar aglomerações.
“Os pontos estratégicos foram fundamentais para Manaus alcançar a cobertura vacinal de hoje, com mais de 70% da população com o ciclo vacinal completo contra a Covid. Eles foram usados na campanha diária e também nos mutirões realizados pela prefeitura. Agora, com a redução da demanda, vamos concentrar a campanha nas unidades de saúde”, explicou.

Pontos encerrados

Neste sábado, 14/5, será o último dia de atendimento na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na zona Centro-Oeste, que está sendo usada em substituição ao sambódromo, e no Sesi – Clube do Trabalhador, na zona Leste. Para a vacinação infantil, também serão desmobilizados os pontos no parque Cidade da Criança, na zona Centro-Sul, e shopping Manaus Via Norte, zona Norte.

A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo de Souza, informou que a vacinação infantil contra a Covid-19, que estava sendo feita em cinco pontos, será ampliada para dez. Já o público com 12 anos ou mais poderá buscar 44 pontos de vacinação a partir da semana que vem.
“Essas mudanças vão acontecer devido a boa cobertura vacinal que temos em Manaus, a baixa adesão do público nos pontos estratégicos e a vida voltando à normalidade. Esses locais, como sambódromo e Sesi, estão voltando a pedir esses espaços para realizar os seus eventos, que são os reais objetivos deles”, afirmou.
Aldeniza acrescentou ainda que a Semsa trabalha em um projeto para tornar o espaço no shopping Phelippe Daou uma sala de vacina permanente, e por isso a imunização continuará sendo realizada no local de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. No Studio 5, a previsão é que a vacinação siga até o dia 30 deste mês.

A lista com endereços e horários dos pontos para o público de 12 anos ou mais está disponível em bit.ly/localvacinacovid19 e, para crianças, em bit.ly/vacinacovid-criancas. Todas as informações também estão disponíveis no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook).
Balanço

A Prefeitura de Manaus iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro de 2021, e atualmente abrange o público infantil de 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos, e todos os adultos a partir de 18 anos. A campanha oferta a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses do imunizante contra a doença.

De acordo com dados do Vacinômetro municipal, até esta sexta-feira, 13/5, o sambódromo, na zona Centro-Oeste, foi o ponto que aplicou o maior número de vacinas contra a doença, com 550.041 doses. Ele atendeu nas modalidades pedestre e drive-thru até o dia 7 deste mês, quando foi substituído pela Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.
Os demais pontos estratégicos com maior demanda foram o Sesi – Clube do Trabalhador, na zona Leste (344.348 doses); shopping Phelippe Daou, zona Norte (313.282 doses); Studio 5, zona Sul (270.487 doses); e Centro de Convivência Padre Pedro Vignolia, zona Norte (263.091 doses).
Em outros momentos da campanha de imunização, a Semsa também disponibilizou pontos estratégicos que foram usados por intervalos menores de tempo. Dentre eles, o Centro Cultural Povos da Amazônia, zona Sul (121.749 doses aplicadas); a Universidade Paulista – Unip, zona Centro-Sul (105.529 doses); Balneário do Sesc, zona Oeste (101.313 doses); e Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Oeste (86.365 doses).
Doses em atraso
O secretário Djalma Coelho pede que a população não deixe de buscar a vacina contra a Covid-19, principalmente aqueles que estão com doses em atraso. Basta se dirigir a uma sala de vacina e apresentar um documento de identidade com foto e o cartão de vacinação.
“Até esta sexta, mais de 224 mil pessoas aptas à imunização ainda não tomaram sequer a primeira dose. É um número alarmante visto que nós já estamos oferecendo a vacina há quase 1 ano e meio. Pedimos que esse público reserve um tempo na semana para se proteger contra o vírus, pois essa é uma forma para voltarmos à normalidade”, disse.

Já em relação aos atrasados, conforme o secretário, 257.303 ainda não voltaram para tomar a segunda dose da vacina e 678.682 precisam tomar a dose de reforço, também chamada de terceira dose. Os usuários podem consultar a sua dose na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br).
Pode tomar a segunda dose quem tomou a vacina da AstraZeneca ou Coronavac há pelo menos 28 dias; Pfizer há pelo menos 21 dias; ou Janssen há pelo menos 2 meses.

A terceira dose está liberada para adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos que tomaram a 2ª há pelo menos dois meses; pessoas de 18 a 59 anos que tomaram a 2ª dose há quatro meses ou mais; idosos a partir de 60 anos que tomaram a 2ª dose há três meses ou mais; e imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose há 28 dias ou mais.

Já a quarta dose pode ser tomada por imunossuprimidos, pessoas de 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a terceira há pelo menos quatro meses.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Post Relacionado

Orla da Panair recebe serviços de limpeza da Prefeitura de Manaus

Victória Farias

Pesquisa apoiada pela Fapeam identifica 50 fungos amazônicos que podem ser usados como colorantes naturais

Redator

Sine Amazonas realiza cadastro de emprego durante Governo Presente no Parque São Pedro

Shayenne