Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Visa Manaus capacita vendedores de alimentos para a ‘Festa do Servidor’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), promoveu na quarta-feira, 19/10, a capacitação “Boas práticas de manipulação de alimentos em eventos de massa”.


O objetivo foi garantir a qualidade das comidas e bebidas a serem comercializadas na “Grande Festa do Servidor”, que acontecerá no dia 1º/11, no centro de convenções, o sambódromo, na zona Centro-Oeste.

A programação em comemoração ao Dia do Servidor Público, cuja data é celebrada em 28/10, é coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Segundo o titular da pasta, Ebenezer Bezerra, a equipe responsável pela organização está cuidando de todos os detalhes para que não haja intercorrências na festa.

“Essa é uma data significativa para a gestão do prefeito David Almeida, que reconhece a importância do servidor na engrenagem que é a administração pública, razão pela qual compartilha com eles o mérito das conquistas, procurando valorizar, cada vez mais, o empenho e dedicação de cada um. Por dois anos, em razão da pandemia, não foi possível realizar essa homenagem, mas agora, voltaremos a nos reunir nessa grande celebração aos servidores da prefeitura”, destacou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

Desde o início do mês, a prefeitura vem promovendo atividades voltadas para os servidores, como palestra e gincana para a arrecadação de fraldas infantis e geriátricas, como forma de estimular a integração e incentivar a prática solidária.
Festa

Para a Grande Festa do Servidor é esperado um público estimado em 30 mil pessoas. Estão previstas atrações culturais e musicais, com a parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e sorteio de brindes. A coordenação organizou uma praça de alimentação para a venda de comidas e bebidas durante o evento, e para assegurar que os produtos a serem oferecidos sejam de qualidade, providenciou a capacitação dos manipuladores de alimentos.
As orientações sobre as normas sanitárias para o preparo, o transporte, a conservação e a manipulação dos alimentos em ambiente aberto foram passadas pela fiscal da Visa Manaus, Josimara Moura. Segundo ela, a finalidade da capacitação é assegurar as condições de qualidade das comidas e bebidas oferecidas ao público, evitando riscos de contaminação.
“Cuidados simples no preparo e conservação podem evitar Doenças Transmitidas por alimentos (DTAs). Essas doenças geram desde o desconforto leve até casos graves de infecção por bactérias”, salientou.

A fiscal explicou que os itens abordados no curso são os mesmos cobrados durante inspeções que ocorrem no dia do evento. Ela ressaltou que o permissionário que participa do treinamento consegue organizar sua barraca e seus processos de trabalho de acordo com o que é exigido pela legislação.

“Além de oferecer um bom produto à população, ele evita penalidades por infrações, o que inclui em último caso até mesmo a interdição do serviço”, explica.
Tópicos

Os permissionários receberam orientações quanto aos cuidados com a estrutura das barracas, equipamentos, utensílios e com o alimento em si, desde o preparo até o consumo. Foram abordadas as condutas de higiene dos recipientes, manuseio e refrigeração adequada das comidas e bebidas, além de fiação elétrica, limpeza e organização das barracas, e, ainda, a higiene pessoal dos vendedores.
Durante o evento, os fiscais da Visa Manaus farão fiscalização das barracas de alimentos para atestar o cumprimento das normas higiênico-sanitárias, seguindo o procedimento adotado para todos os eventos de massa realizados na capital.

Post Relacionado

Agentes de saúde da prefeitura concluem qualificação para prevenção e controle das doenças

victoria Farias

Complexo turístico Ponta Negra recebe 4ª edição da feira de artesanato

victoria Farias

Prefeitura de Manaus intensifica obras na zona Norte e asfalta 16 ruas do conjunto João Paulo 2

blitzamazonico