Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Unidades móveis da prefeitura atendem moradoras dos bairros Cidade Nova e Armando Mendes

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vão realizar atendimentos em novos endereços nas zonas Norte e Leste, a partir da segunda-feira, 1º/7. As estruturas do serviço itinerante, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), manterá o atendimento em suas bases atuais nas demais zonas distritais de saúde do município, Sul, Oeste e rural.

Na zona Norte, o serviço móvel passa a atender as usuárias no bairro Cidade Nova, com base na rua Ivone Seffair, s/nº, ao lado da escola municipal Engenheiro João Alberto Menezes Braga, a partir da segunda-feira. Já as moradoras da zona Leste terão atendimentos na rua Rio Ajarani, nº 162, bairro Armando Mendes. Nos dois locais, o serviço tem previsão de funcionamento até o dia 12/7.

A estrutura itinerante que atua na área do Distrito de Saúde (Disa) Sul continua em atividade no bairro Petrópolis, localizada na rua Náutico, nº 78, praça Jardim Petrópolis, em frente à creche escola Pilotinho. As usuárias que vivem nos bairros abrangidos pelo Disa Oeste, por sua vez, podem buscar os atendimentos do serviço móvel na rua Malheiros Dias, na praça do Leme, no bairro Compensa. As unidades permanecem nos endereços até a sexta-feira, 5/7, antes de seguir para novas bases em suas áreas de atuação.

A unidade móvel que atende o Disa Rural está atualmente situada ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Pau-Rosa, no Quilômetro 15 do ramal do Pau Rosa, situado no Quilômetro 21 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). A estrutura seguirá com atendimentos no local até o dia 12/7. 

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa ofertam serviços e procedimentos da atenção primária com exclusividade para o público feminino, funcionando sempre das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração pública municipal.

Para atendimento, as usuárias devem se dirigir a uma das unidades do serviço e apresentar o documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acesso à saúde

Em pouco menos de um ano de atividade, o serviço móvel de saúde da mulher da Semsa contabiliza quase 122 mil procedimentos realizados para o público feminino, incluindo consultas médicas e de enfermagem, exames diversos de ultrassom e mamografias. Inicialmente voltado às usuárias dos Disas Norte, Leste e Oeste, o serviço hoje conta com cinco estruturas, alcançando também os distritos Sul e rural.

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, por meio das unidades itinerantes, a pasta municipal atua para ampliar o acesso da população feminina aos serviços de atenção básica, especialmente entre usuárias de localidades de vulnerabilidade social e outras regiões carentes de assistência.

“Nas estruturas, que ficam em torno de 15 dias em cada local, as usuárias têm consultas, exames, dispensação de medicamentos, todos os principais serviços de prevenção e promoção da saúde da atenção primária”, assinala.

Lúcia destaca a oferta de exames de diagnóstico precoce e rastreio do câncer de mama e do colo do útero, tipos de maior incidência entre mulheres na região Norte, e da consulta inicial do pré-natal de usuárias gestantes. O atendimento nas unidades inclui ainda vacinação, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.

Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa:

Zona Norte

Rua Ivone Seffair, s/nº, bairro Cidade Nova, ao lado da escola municipal Engenheiro João Alberto Menezes Braga

De 1º a 12/7

Zona Oeste

Rua Malheiros Dias, praça do Leme, bairro Compensa

De 17/6 a 5/7

Zona Leste

Rua Rio Ajarani, nº 162, bairro Armando Mendes

De 1º a 12/7

Zona Sul

Rua Náutico, nº 78, praça Jardim Petrópolis, bairro Petrópolis, em frente à creche escola Pilotinho

De 17/6 a 5/7

Zona Rural

USF Pau-Rosa, na rodovia BR-174, Km 21, no ramal do Pau-Rosa, Km 15

De 24/6 a 12/7

Foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Nove pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus funcionam neste sábado

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura terá 14 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesse sábado

Victória Farias

Após reunião com a bancada federal, David Almeida anuncia que Manaus receberá emendas para novos investimentos

blitzamazonico