Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

UBS Morro da Liberdade será desativada para início das obras de demolição e reconstrução

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Morro da Liberdade, na zona Sul da cidade, da Prefeitura de Manaus, terá as atividades suspensas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a partir da próxima quinta-feira, 6/10, quando o prédio começa a ser desocupado para que seja demolido e reconstruído no padrão de unidade de grande porte, com estrutura mais moderna e capacidade ampliada de atendimento.


A UBS é uma das 100 unidades de saúde do plano de obras definido pelo prefeito David Almeida para 2022 e 2023.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, informa que o prazo previsto para a entrega do novo prédio é de 12 meses e ressalta que a nova estrutura segue o padrão de unidade porte 4, com 1,2 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 1,2 mil atendimentos diários. “A nova UBS foi desenhada para garantir mais conforto aos usuários e aos servidores e para oferecer mais segurança e qualidade aos serviços de assistência e prevenção oferecidos à população manauara”, salienta a secretária.
Durante as obras, os usuários passam a ter como referência a UBS Lúcio Flávio, localizada no bairro Betânia, que já sofreu adequações para receber servidores, equipamentos, mobiliário, insumos e medicamentos da UBS Morro da Liberdade. Apenas os serviços de atendimento a casos suspeitos de Covid-19, profilaxia da raiva humana e coleta de material para exames laboratoriais não serão incorporados. Para estes casos, o usuário será orientado a buscar a unidade de referência mais próxima, na zona Sul. A lista de endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no site da Secretaria (semsa.manaus.am.gov.br).

Com a necessidade de demolição da UBS Morro da Liberdade, o Laboratório Distrital Sul, que funciona no mesmo terreno e é responsável pelo processamento de todos os exames coletados no Distrito de Saúde Sul, também será desativado temporariamente. A diretora de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico, Angela Loureiro, informa que os exames serão em outros laboratórios distritais e que, em aproximadamente, três meses, a unidade volta a funcionar em outro espaço, onde permanecerá até que a sede definitiva seja entregue.
A diretora informa que a mudança não terá impacto na rotina dos usuários, uma vez que a unidade não é posto de coleta. Angela destaca que os pacientes continuarão a seguir a orientação das unidades de atendimento para os procedimentos relativos à coleta de material para exames e informa que os resultados continuarão a ser disponibilizados pelo sistema eletrônico Labonline (https://labonline.manaus.am.gov.br/exames.php).

Unidade Modelo
A nova UBS Morro da Liberdade seguirá o modelo definido pela Prefeitura de Manaus para as unidades porte 4. Com dois pavimentos, a unidade terá 57 ambientes, incluindo duas recepções, quatro salas de espera, dez consultórios médicos, quatro consultórios odontológicos, um consultório farmacêutico, escovódromo, farmácia, posto de coleta de exames e salas de vacina, inalação, procedimentos, acolhimento, observação, curativos, lavagem, esterilização, além de ambientes administrativos e multifuncionais.
A unidade irá funcionar com horário estendido (à noite e aos sábados) e irá oferecer serviços de atenção primária, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visitas domiciliares, acompanhamento de programas sociais e ações de promoção e assistência à saúde materno-infantil, do adolescente, do adulto e do idoso.
Com a inauguração do novo prédio, a UBS Morro da Liberdade será a segunda da rede municipal no novo modelo porte 4, e outras 14 estão programadas para iniciar a construção até 2023, contemplando as quatro zonas urbanas de Manaus.
Foto – Elienai Emanuel / Semsa

Post Relacionado

Campanha de Amazonino é abraçada por moradores de Itacoatiara

Victória Farias

Prefeitura de Manaus avança na implementação do Regime de Previdência Complementar para servidores efetivos

EDI FARIAS

‘Realeza’: funeral da rainha será o maior teste de segurança da história

Shayenne