Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

TJAM ‘bate o martelo’ e deixa claro: sexo com menores de 14 anos, mesmo consentido, é estupro

 Amazonas – Ter a menor de 14 anos consentido com a prática do ato sexual ou experiência sexual anterior ou, ainda, a existência de relacionamento amoroso com o agente não relativiza a punição para o crime de estupro de vulnerável descrito no Artigo 217-A do Código Penal Brasileiro.TJAM 'bate o martelo' e deixa claro: sexo com menores de 14 anos, mesmo consentido, é estupro

 Basta para a configuração do crime “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos”, para que se materialize a conduta criminosa, firmou Vânia Maria Marques Marinho nos autos de apelação nº 0661671-57.2018.8.04.0001, julgada improcedente contra o acusado F.I.M. F, mantendo-se sentença condenatória por estupro de vulnerável da 2ª Vara Especializada em Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Recorrente pretendeu o reconhecimento da atipicidade material da conduta, invocando o princípio da insignificância penal ou da irrelevância penal do fato, argumentando consentimento da vítima para a prática do ato, bem como de sua experiência sexual anterior.

“O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato ou existência de relacionamento amoroso com o agente”, firmou o julgado com a manutenção da condenação.

“A ideia de vulnerabilidade da vítima, que passou a compor o nome do delito do art. 217-A do Código Penal, tem o escopo de afastar relativizações da violência sexual contra vítimas nessas condições, entre elas as de idade inferior a 14 anos de idade”, não integrando, no entanto, como elementar do tipo penal, a vulnerabilidade.

FONTE: PORTAL CM7 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus promoverá 1ª oficina para elaboração do protocolo municipal de inserção do DIU

Victória Farias

Membros do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas tomam posse

Victória Farias

‘Asfalta Manaus’ chega com recapeamento às ruas do Novo Israel

Patrick