Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaTecnologia & Desenvolvimento

Tecnologia para todos: construtora entrega apartamentos de 42m² com automação

Residencial Viver Tarumã, da RD Engenharia, tem ‘apês inteligentes’ com comando de voz e controles de aparelho à distância, um marco na construção civil amazonense

Interruptor inteligente, controle de aparelhos à distância, comando de voz. A comodidade do mundo tecnológico já não é uma exclusividade de poucos. Neste sábado, 500 famílias que adquiram apartamentos no condomínio Viver Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, receberam as chaves de sua casa nova, parte deles com kit de automação inserido, os primeiros nesse dentro desse perfil na capital amazonense.
A novidade fica a cargo da RD Engenharia, que encarou o desafio de adequar a um custo mais acessível. “A RD investiu tempo e pesquisa de campo até encontrar os mecanismos que se adequassem à realidade das famílias amazonenses. Estamos muito contentes de realizar essa entrega, que é um marco para o setor de construção civil. Este é um sonho realizado para nós e para todas essas famílias”, declarou o engenheiro Romero Reis, CEO da RD.
Na entrega das chaves, neste sábado, nem mesmo a chuva esfriou o ânimo dos novos moradores. A construtora realizou o evento com temática ambiental, no qual moradores e funcionários da construtora plantaram mudas para manter o verde próximo das unidades habitacionais. A ação foi celebrada pela contadora Luciana Freire, 28, que plantou uma acerleira ao lado do filho, Miguel, e da mãe, Raimunda. “Estou muito feliz. Eu tinha um quartinho na casa da minha mãe, mas agora tenho minha casa”, comemorou ela, emocionada.
Automação e economia

Os apartamentos entregues com kit de automação são uma tendência do mercado imobiliário internacional que ainda ‘engatinha’ no Brasil. Dentre as vantagens da tecnologia, destaca-se que um apartamento integrado com comando de voz tem a possibilidade de reduzir em até 35% o custo com energia elétrica. A comodidade de checar equipamentos ou luzes remotamente facilita a economia porque se estiverem ligados o proprietário, de onde estiver, desliga o que achar necessário.
Outro destaque do kit de automação fica por conta do echo dot Alexa, da Amazon. O app de comando de voz permite ao morador do “smart apê” controlar equipamentos à distância, programar alarmes e despertadores, integrar dispositivos e perguntar à assistente digital tudo o que você precisa sem mover o dedo, um capricho que até muito pouco tempo parecia um sonho distante. Os apartamentos do Viver Tarumã têm um custo médio de cerca R$ 167 mil e possuem uma área de 42 metros quadrados. O condomínio fechado possui ainda clube recreativo, com quadra de esportes e espaço fitness.
Financiamento

A construtora responsável pela obra possui ainda dois empreendimentos que também serão entregues com a automação. Um deles está enquadrado no limite de valores estipulados pelo Casa Verde Amarela. Trata-se do Leve Castanheiras Residencial Park, com entrega prevista para 2023.

Post Relacionado

Fim de Simone e Simaria: Kaká Diniz é culpado pela separação das coleguinhas? entenda

Shayenne

PC-AM solicita apoio na divulgação da imagem de mulher que desapareceu no bairro Japiim

Victória Farias

Rocam prende ‘blindadas’ com arma falsa na Cidade Nova; veja vídeo

Jessika Caldas