Blitz Amazônico
BrasilCidadaniaCidadania

STF muda critérios para repasse para educação a estados e municípios

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (15) mudar os critérios para repasse aos estados e municípios dos recursos arrecadados com a cobrança do salário-educação das empresas.
Com a decisão, estados do Nordeste vão receber mais recursos para investimentos na área a partir 1º de janeiro de 2024.
A Corte finalizou o julgamento de uma ação protocolada em 2009 por nove estados do Nordeste. Na ação, os governos estaduais contestaram os critérios de transferência dos recursos arrecadados com a cobrança do salário-educação, contribuição social paga pelas empresas para financiar a educação pública.
Para os estados, os critérios de rateio com base no número de alunos matriculados e na origem da arrecadação da contribuição beneficiam os estados mais industrializados. As cotas são transferidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Por 7 votos a 4, prevaleceu o voto do relator, ministro Edson Fachin, para quem o critério de origem da arrecadação do salário-educação afeta a qualidade do ensino oferecido pelos estados que recebem repasses menores.
Conforme a tese de julgamento aprovada pelos ministros, a partir de 1º de janeiro de 2024, as cotas estaduais e municipais devem ser integralmente repassadas pelo FNDE somente de acordo com o número de matrículas na rede pública.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-06/stf-muda-criterios-para-repasse-para-educacao-estados-e-municipios

Post Relacionado

Menina de 13 anos quase perde a vida após tentar ‘lacrar’ com arma no Tik Tok

Shayenne

Prefeitura realiza grande ação de limpeza na avenida Governador José Lindoso

Victória Farias

Prefeitura oferta cem vagas gratuitas para palestra ‘Oratória: A Arte de Falar Bem’

Victória Farias