Blitz Amazônico
Cultura

Saberes: O Reflorestar das Consciências – Com esse ideário, Caprichoso fechou o Festival de Parintins 2024

Um espetáculo azul e branco repleto de momentos representativos, emocionantes e que encantaram a nação azulada e o mundo

Com base no pensador indígena Ailton Krenak, o Boi-Bumbá Caprichoso propôs uma reflorestar do mundo, mas uma reflorestar dos pensamentos, das ideias e atitudes da humanidade. Em vários momentos alegóricos, cênicos e coreográficos, o boi mostrou a necessidade de mudar de atitudes para salvar o mundo. Desde a performances impecáveis dos itens individuais à grandiosidade impactante das alegorias.

“O Sacaca”, curador da Amazônia, foi a figura típica regional trazido pelo Caprichoso para curar a terra, manchada pela cobiça e ganância do homem. A rainha do folclore, Cleise Simas, fez uma apresentação marcante. No mesmo momento alegórico, a sinhazinha Valentina Cid se vestiu de natureza para evoluir na arena.

A cunhã-poranga Marciele Albuquerque e o pajé Erick Beltrão também levantaram a galera em apresentações que exaltaram a cultura indígena. Encerrando com
O ritual indígena de cura da terra, da etnia Awa Guajá.

Ao final da apresentação, ao comando do presidente Rossy Amoedo, artistas, ajudantes, paikicés, brincantes, diretores, itens e demais pessoas que ajudaram a construir o espetáculo “Cultura– O triunfo do povo” adentraram a arena para agradecer a nação azulada e parabenizar todos que integraram esse ato artístico no Festival de Parintins 2024.

Fotos: Pedro Coelho e Arleison Cruz

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus inicia a segunda rodada de reuniões para consulta pública à Lei Paulo Gustavo

victoria Farias

Confira as atrações do Festival Folclórico da rua Erva Doce

blitzamazonico

Noite de Caprichoso e Garantido confirma o sucesso do lançamento do 57º Festival de Parintins, no Bumbódromo

EDI FARIAS