Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaInternacional

Rússia anuncia anexação de quatro regiões ucranianas

O presidente Vladimir Putin anunciou hoje (30) que a Rússia tem “quatro novas regiões”. Em discurso no Kremlin, ele disse que as áreas ucranianas foram tomadas parcialmente pelas forças de Moscou durante o conflito que já dura sete meses.
A Rússia declarou as anexações depois de realizar o que chamou de referendos em áreas ocupadas da Ucrânia. Governos ocidentais e Kiev disseram que as votações violaram a lei internacional, foram coercitivas e não representativas.
Para o Kremlin, ataques contra qualquer parte da faixa da Ucrânia, que o presidente Vladimir Putin anexou, serão considerados agressões contra a própria Rússia. O país lutará para tomar a totalidade da região de Donbass, no leste ucraniano, acrescentou.
Na cerimônia, Moscou declarou que as regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, em grande parte ou parcialmente ocupadas ou apoiadas pela Rússia, fazem parte do país.
Questionado por repórteres se um ataque da Ucrânia aos territórios que a Rússia reivindica como sua terra seria considerado ataque à Rússia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “Não seria outra coisa”.
Putin afirmou, na semana passada, que estava disposto a usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” da Rússia.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2022-09/russia-anuncia-anexacao-de-quatro-regioes-ucranianas

Post Relacionado

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no bairro São José

Victória Farias

Prefeitura realiza ação conjunta na zona Leste de Manaus

Victória Farias

Grupo ‘Couro Velho’ encanta público com samba de raiz no #SouManaus Passo a Paço

Victória Farias