Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Projeto de Roberto Cidade propõe ações de saúde ocupacional aos profissionais de educação

 Ciente de que a atividade docente é uma das que mais vem ocasionando problemas de saúde aos profissionais, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou o Projeto de Lei (PL) 72/2022, que propõe ações para melhoria do ambiente de trabalho e orientações para os cuidados emocional, físico e psíquico dos professores.

De acordo com a propositura, o Governo do Estado deve fazer um levantamento das condições de trabalho dos professores da rede estadual de ensino visando à detecção de riscos ocupacionais, além de promover atendimento com profissionais de saúde para corrigir e prevenir práticas danosas.
Na avaliação de Roberto Cidade, o bem-estar dos professores no ambiente de trabalho é essencial para que as aulas sejam produtivas e consequentemente o aprendizado dos alunos seja satisfatório.
“O dia a dia de trabalho de um professor é pesado e é preciso olhar com mais atenção para esses profissionais. Esse projeto visa justamente cuidar dos nossos mestres para que eles tenham um ambiente de trabalho favorável e possam exercer sua nobre atividade com dignidade”, destacou o deputado.
Dados
Entre os principais problemas enfrentados pelos professores, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nova Escola em 2018, estão a ansiedade, estresse, dor de cabeça, insônia e dores nos membros.
Esse mesmo levantamento apontou que pelo menos 66% dos docentes brasileiros já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde e 87% dos professores e professoras acreditam que o seu problema é ocasionado ou intensificado pelo trabalho.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus corrige mais uma rede de drenagem profunda no bairro Compensa

Victória Farias

Conselho aprova uso do FGTS para quitar parcelas atrasadas de imóvel

Shayenne

Faturamento do setor mineral cai 30% no terceiro trimestre

Redator