Ciente de que a atividade docente é uma das que mais vem ocasionando problemas de saúde aos profissionais, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou o Projeto de Lei (PL) 72/2022, que propõe ações para melhoria do ambiente de trabalho e orientações para os cuidados emocional, físico e psíquico dos professores.
De acordo com a propositura, o Governo do Estado deve fazer um levantamento das condições de trabalho dos professores da rede estadual de ensino visando à detecção de riscos ocupacionais, além de promover atendimento com profissionais de saúde para corrigir e prevenir práticas danosas.
Na avaliação de Roberto Cidade, o bem-estar dos professores no ambiente de trabalho é essencial para que as aulas sejam produtivas e consequentemente o aprendizado dos alunos seja satisfatório.
“O dia a dia de trabalho de um professor é pesado e é preciso olhar com mais atenção para esses profissionais. Esse projeto visa justamente cuidar dos nossos mestres para que eles tenham um ambiente de trabalho favorável e possam exercer sua nobre atividade com dignidade”, destacou o deputado.
Dados
Entre os principais problemas enfrentados pelos professores, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nova Escola em 2018, estão a ansiedade, estresse, dor de cabeça, insônia e dores nos membros.
Esse mesmo levantamento apontou que pelo menos 66% dos docentes brasileiros já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde e 87% dos professores e professoras acreditam que o seu problema é ocasionado ou intensificado pelo trabalho.