Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura vai preparar edição gráfica do ‘Manual de Placas’ para publicidade no centro histórico

Com a inclusão de elementos para facilitar a revitalização e reabilitação do centro histórico pelos seus próprios moradores, comerciantes e empresários, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), finalizou a revisão e atualização do “Manual de Placas – Parâmetros para Publicidade, Bancas e Recomposição de Fachadas no Sítio Histórico e Centro Antigo da Cidade de Manaus”.


O documento passará por edição gráfica, ganhando contornos de revista, com visual dinâmico e moderno, para posterior publicação no Diário Oficial do Município (DOM). O documento também será disponibilizado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br).

O manual visa padronizar parâmetros para publicidade, bancas e recomposição de fachadas no sítio histórico e centro antigo da cidade de Manaus, destacando a importância do tombamento para a preservação da memória e da cultura na sociedade.

Com linguagem simples e objetiva, o documento estabelece limites e diretrizes para os espaços publicitários, informando parâmetros e padronização de diferentes tipos de placas, painéis comerciais, pinturas de letreiros, letreiros em relevo, colocação de toldos, cartazes e outros.

Nesta nova edição, destaque para a cooperação Implurb e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas para criar padrões de cores, para serem usadas nas fachadas de prédios de interesse histórico e de unidades contemporâneas na região e nas informações sobre boas práticas, usando como referência o “Manual de Pintura para o Centro Histórico de Manaus”.

“Cuidar para que seja dada a publicidade adequada às unidades históricas deve ser prática constante que requer iniciativa do poder público, seja em desenvolver campanhas educativas e/ou criar soluções de comunicação que promovam a valorização e manutenção do patrimônio histórico da cidade”, aponta o manual revisado e atualizado.

“É importante pensar em economia de tempo e de recursos, e a proposta de pintura de fachadas, a partir de modelos, vai permitir isso ao cidadão. Temos um belo exemplo feito na rua Bernardo Ramos e o prefeito David Almeida tem o projeto ‘Nosso Centro’, que prevê diversas intervenções. Estamos atuando para que o Centro tenha maior vitalidade. Os vários modelos cromáticos são baseados nas boas práticas urbanas e de preservação do patrimônio”, destacou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Manual
A terceira edição do “Manual de Placas – Parâmetros para Publicidade, Bancas e Recomposição de Fachadas no Sítio Histórico e Centro Antigo da Cidade de Manaus” tem coordenação da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) do Implurb, para composição de um texto atual e de fácil interpretação e prática para empresários, comerciantes, lojistas e proprietários de imóveis na área.
A publicidade deve empreender ações que preservem a imagem e identidade nos meios de comunicação, respeitando acima de tudo o público que a visualiza.
No manual, há modelos positivos de padronização dos engenhos publicitários e os casos negativos, em uma versão de “certo” e “errado”.

“Uma comunicação visual poluída, excessiva e inadequada, nada agrega de valor positivo ao ambiente e seu entorno”, acrescentou Valente.

“O combate à poluição visual tem avançado com ótimos resultados junto aos estabelecimentos, deixando fachadas livres e belas de se notar ao caminhar pelo Centro. Nossa meta é preventiva e pedagógica, dando ao patrimônio o respeito que merece e regulando os limites da publicidade”, explicou a arquiteta Luiza Lacerda, uma das coordenadoras da atualização do manual.

Padronização

O documento orienta quanto aos procedimentos para a aprovação de projetos de instalação desses engenhos. Esses procedimentos ajudam o comerciante e a sociedade em geral a participar e contribuir com a revitalização do Centro Histórico de Manaus. Auxiliam ainda a deixar o bairro com menor poluição visual, liberando áreas antes escondidas, que suprimiram da visão paisagens arquitetônicas e culturais pertencentes aos manauaras.

Post Relacionado

Após nove anos, praça do Dom Pedro é entregue totalmente revitalizada pela prefeitura

victoria Farias

Parte de morro desliza sobre duas casas no centro de Ouro Preto

Redator

Projeto de Lei prevê que quem brigar no trânsito vai perder a carteira de motorista

Shayenne