Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza limpeza e desobstrução de bueiros na zona Sul

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), dando continuidade aos trabalhos preventivos de manutenção nas redes de drenagem superficiais e profundas da cidade, pelo Distrito de Obras da zona Sul, realizou, na manhã desta sexta-feira, 21/10, uma força-tarefa de limpeza e desobstrução de caixas coletoras, popularmente conhecida como bueiros, nos bairros Mauazinho, Betânia e Morro da Liberdade.


A ação preventiva tem o intuito de deixar os bueiros limpos, para que no período das chuvas os problemas de acúmulo de água não se agravem.
O engenheiro Railton Monteiro, responsável pelo Distrito de Obras da zona Sul, alertou a população que todo o lixo jogado de forma inadequada na rua é levado pela chuva e vai parar nas redes de drenagem e galerias da cidade.

“A rua Pampolha, no bairro Betânia, durante a última chuva da semana, ficou inundada. Iniciamos o serviço de limpeza e encontramos os mais diversos tipos de lixo, que vão desde resíduos de construção, sacolas plásticas e garrafas PETs. Estes resíduos acondicionados de maneira incorreta, provocam diversos problemas, e um deles, é a obstrução das caixas coletoras e, consequentemente, o rompimento das redes de drenagens da cidade, impedindo o escoamento correto das águas das chuvas, causando grandes transtornos à cidade e a população”, disse o engenheiro.

Paralelamente, as equipes atuam nas limpezas das caixas coletoras do beco José Ribamar, no bairro Mauazinho e do beco Joana Darc, no Morro da Liberdade.
Segundo Monteiro, para manter os bueiros livres de resíduos, a população deve ficar atenta ao acondicionamento correto do lixo. “A manutenção da limpeza das ruas é de responsabilidade de todos e não apenas do poder público. Com a limpeza das caixas coletoras e das redes de drenagem realizadas hoje, os cuidados por parte de todo cidadão, no sentido de não jogar lixo nas ruas, devem ser redobrados a fim de contribuir para a prevenção de enchentes e inundações, entre outros transtornos que podem ser ocasionados pelo rompimento das redes de drenagem e desanelamento das tubulações na cidade”, enfatizou.

A Seminf executa rotineiramente a limpeza das caixas coletoras e das redes de drenagem, realizadas por todos os Distritos de Obras da cidade, em ações programadas semanalmente.
Fotos – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Prefeitura conclui curso de qualificação de ACSs que atuam na zona Sul para aprimorar ações de saúde

victoria Farias

Mc Kekel vê estrelas ao levar ded4d@ em show e surta completamente; veja vídeo

Patrick

Mulher encontra larva em ovos de páscoa e cena viraliza nas redes

Patrick