A Prefeitura de Manaus intensifica os trabalhos de contenção de uma grande erosão que há anos prejudicava os moradores no bairro São Raimundo, zona Oeste da capital.
O local foi vistoriado pelo prefeito David Almeida na manhã desta terça-feira, 22/2, que determinou celeridade no serviço, para garantir o bem-estar dos moradores da localidade.
“Estamos aqui no São Raimundo fiscalizando mais essa ação realizada pela Prefeitura de Manaus em áreas de erosão. Aqui, temos várias residências construídas na encosta, o que prejudica o solo e causou esse grande problema. Vamos fazer a recuperação desse local. É um trabalho árduo, difícil, mas que será resolvido pela nossa gestão”, afirmou Almeida.
O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, salientou a dimensão do serviço e complexidade, visto a quantidade de casas que estão ameaçadas pelo deslizamento de terra.
“Prometemos no início do ano e já estamos executando as obras para a contenção dessa grande erosão no bairro São Raimundo. Estivemos aqui averiguando o local, conversamos com moradores e analisamos o projeto da obra. Hoje, os trabalhos seguem a todo vapor, com uma grande estrutura e agilidade dos homens da Seminf. Essa é uma obra que nos desafia pela dimensão e urgência, mas estamos determinados a fazer o melhor pela nossa cidade”, afirmou Rotta.
Os serviços são realizados com a utilização de uma técnica diferente do que é feito nas demais obras erosivas. O diretor de engenharia Tabajara Júnior explicou que, como a área de desbarrancamento fica bem próxima à margem do rio, não é possível fazer o aterro compactado no local. Por conta dessa dificuldade, é utilizada a técnica do solo grampeado.
“O solo grampeado é uma técnica de contenção ou reforço de taludes que consiste, basicamente, no uso de elementos chumbadores enterrados. Utilizamos elementos, como ferro e argamassa de concreto, além de barras de aço, que são injetadas no solo para garantir total estabilidade”, mencionou o engenheiro.
No local, após a injeção de cabos de aço (tirantes), as equipes de obras da Seminf irão utilizar um concreto projetado para segurar o barranco. Segundo as equipes de engenharia, aqui havia uma antiga tubulação de rede de drenagem com, pelo menos, 40 anos, que, por falta de manutenção, desanelou e erodiu, colocando em risco mais de 40 famílias e estabelecimentos comerciais.
O vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta, destacou que a intervenção é feita em torno de 4 mil metros quadrados, com 20 servidores trabalhando de forma manual, por conta do desbarrancamento à margem do rio. A obra irá solucionar definitivamente os riscos de desbarrancamento na orla do São Raimundo.
“Essa foi uma reivindicação dos moradores, e aqui estamos para atender de forma emergencial. Eu e o prefeito David Almeida verificamos a situação, acompanhamos o estudo no local, e emergencialmente a obra foi iniciada, visando principalmente a segurança das pessoas que moram aqui e já convivem com esse problema há mais de dez anos”, enfatizou Rotta.
Para moradores, como o aposentado José Bonifácio, 56, é um alívio saber que, principalmente em dias de chuva, o barranco não vai mais desmoronar.
“É uma felicidade para todos nós que moramos aqui ver os homens da prefeitura trabalhando para conter esse barranco. Em dias de chuva, ninguém dormia, com medo de a casa desabar e levar a gente junto. É uma bênção saber que não vamos mais viver esse pesadelo, e eu agradeço ao prefeito David Almeida e ao vice Marcos Rotta por trazerem essa obra para o nosso bairro”, concluiu o morador.
Fotos – Márcio Melo/Seminf