Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura realiza palestra de conscientização para servidoras da Seminf

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 6/10, palestras informativas alertando a importância do autoexame e os cuidados preventivos para servidoras da Seminf.


A atividade integra a programação do “Outubro Rosa”, destinado à conscientização feminina sobre a prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer do colo de útero, e do câncer de mama.

A profissional da saúde Monica Pitanga, que trabalha como médica na UBS S-50, na rua Gabriel Gonçalves, no bairro Aleixo, zona Sul, explicou a importância do autocuidado, e da prevenção, com a meta de atingir com conhecimentos todas as mulheres dos setores e os homens também, que convivem no dia a dia com mãe, esposa, filha, tia, sobrinha ou avó.

“Essa é uma ação que a Seminf nos deu oportunidade para ensinar, explicar e tirar dúvidas sobre a saúde da mulher, principalmente no mês do “Outubro Rosa”. Nós, mulheres, temos que nos olhar no espelho com carinho, com atenção e trabalhar com a saúde primária que é a prevenção, não a segundaria, quando já desenvolvemos a doença e para isso precisamos fazer os exames”, explicou Mônica.

Ainda de acordo com a enfermeira, o Amazonas é um estado atípico, pois as mulheres morrem mais rápido do câncer do colo de útero que nos outros estados, e o câncer de mama é um dos que mais atinge as mulheres.

“Aqui no Amazonas, o câncer de colo de útero tem índice bastante alto, por isso é importante as campanhas e o incentivo ao exame. O indicado é para fazer o preventivo a partir dos 24 anos até 65 anos. Em uma pesquisa foi verificado que as mulheres têm a maior prevalência de desenvolver nesse período, onde a idade ideal de fazer a monografia é a partir dos 40 anos, mas para as mulheres que têm histórico na família, têm que fazer o rastreamento bem antes, pois o câncer de mama ele é hereditário”, concluiu Mônica.
A Seminf tem por objetivo alertar e conscientizar as pessoas na prevenção, reduzindo a mortalidade, por isso está engajada na campanha, como explica Daniele Melo, gerente do serviço Social da secretaria. “Em alusão ao “Outubro Rosa”, todas as quintas-feiras do mês de outubro vamos realizar palestras com diferentes temas abordados para a saúde da mulher. Estamos intensificando e participação de forma bem efetiva, pois sabemos da importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama e que isso aumenta a taxa de cura.
Fotos – Márcio Melo/ Seminf

Post Relacionado

Centro de Testagem da Prefeitura de Manaus realiza mais de mil testes para Covid-19 nas primeiras horas de atendimento

Victória Farias

Prefeitura participa de encontro pelo Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Patrick da Silva FARIAS

Recadastramento de alternativo e executivo encerra na segunda-feira, 19/12

EDI FARIAS