Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura realiza palestra de conscientização para servidoras da Seminf

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 6/10, palestras informativas alertando a importância do autoexame e os cuidados preventivos para servidoras da Seminf.


A atividade integra a programação do “Outubro Rosa”, destinado à conscientização feminina sobre a prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer do colo de útero, e do câncer de mama.

A profissional da saúde Monica Pitanga, que trabalha como médica na UBS S-50, na rua Gabriel Gonçalves, no bairro Aleixo, zona Sul, explicou a importância do autocuidado, e da prevenção, com a meta de atingir com conhecimentos todas as mulheres dos setores e os homens também, que convivem no dia a dia com mãe, esposa, filha, tia, sobrinha ou avó.

“Essa é uma ação que a Seminf nos deu oportunidade para ensinar, explicar e tirar dúvidas sobre a saúde da mulher, principalmente no mês do “Outubro Rosa”. Nós, mulheres, temos que nos olhar no espelho com carinho, com atenção e trabalhar com a saúde primária que é a prevenção, não a segundaria, quando já desenvolvemos a doença e para isso precisamos fazer os exames”, explicou Mônica.

Ainda de acordo com a enfermeira, o Amazonas é um estado atípico, pois as mulheres morrem mais rápido do câncer do colo de útero que nos outros estados, e o câncer de mama é um dos que mais atinge as mulheres.

“Aqui no Amazonas, o câncer de colo de útero tem índice bastante alto, por isso é importante as campanhas e o incentivo ao exame. O indicado é para fazer o preventivo a partir dos 24 anos até 65 anos. Em uma pesquisa foi verificado que as mulheres têm a maior prevalência de desenvolver nesse período, onde a idade ideal de fazer a monografia é a partir dos 40 anos, mas para as mulheres que têm histórico na família, têm que fazer o rastreamento bem antes, pois o câncer de mama ele é hereditário”, concluiu Mônica.
A Seminf tem por objetivo alertar e conscientizar as pessoas na prevenção, reduzindo a mortalidade, por isso está engajada na campanha, como explica Daniele Melo, gerente do serviço Social da secretaria. “Em alusão ao “Outubro Rosa”, todas as quintas-feiras do mês de outubro vamos realizar palestras com diferentes temas abordados para a saúde da mulher. Estamos intensificando e participação de forma bem efetiva, pois sabemos da importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama e que isso aumenta a taxa de cura.
Fotos – Márcio Melo/ Seminf

Post Relacionado

Prefeitura inicia as aulas nas escolas da zona ribeirinha do rio Negro

Victória Farias

Prefeitura construiu cerca de 500 metros de ponte de madeira na rua Magalhães Barata, bairro Crespo

victoria Farias

Serviços de transporte são fiscalizados no centro de Manaus

victoria Farias