Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura oferta serviços direcionados à saúde da mulher em unidade móvel no Centro de Manaus

A Prefeitura de Manaus prossegue com a oferta de serviços de saúde na unidade móvel, instalada desde a última sexta-feira, 30/9, na Praça Dom Pedro II, no Paço Municipal, no Centro, zona Sul, que funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. 


Além da solicitação da mamografia e outros exames, agendados via Sistema de Regulação (Sisreg), as usuárias que procuram a base da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) podem fazer consultas médicas e de enfermagem, exame preventivo do câncer do colo do útero e testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de vacinação contra a Covid-19.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Gerda Costa, reforçou que para serem atendidas, as usuárias precisam ter em mãos o CPF e o cartão SUS. Havendo necessidade de agendamento de exames via Sistema de Regulação (Sisreg), este agendamento pode ser realizado na própria UBS Móvel.

“É importante salientar que esta unidade móvel ficará aqui até o dia 21 de outubro. Além das ações de saúde, a nossa programação conta com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que está com um ônibus ofertando atendimento psicológico e de serviço social para a população. Estes serviços não estão restritos a quem mora no Centro, mas para todos que os buscarem”, enfatizou a técnica.
Gerda explicou que, embora a campanha esteja direcionada às formas de prevenção, o tratamento e acesso a serviços de diagnóstico do câncer de mama, o câncer do colo do útero também está sendo contemplado no Outubro Rosa. Por esse motivo, além do encaminhamento para a realização da mamografia, a unidade está realizando o exame preventivo, fundamental para identificar sinais sugestivos do câncer do colo do útero. Para esta doença, a faixa etária de rastreio é de 25 a 64 anos.
A enfermeira acrescentou que a faixa etária de rastreio para o câncer de mama é a de mulheres de 50 a 69 anos. Para esta faixa etária é recomendada a realização da mamografia, exame que permite a identificação do câncer em estágio inicial, o que reduz a mortalidade em decorrência da doença em até 30%.
“Mas, se a usuária não estiver na faixa etária de rastreio para o câncer de mama, ela também pode vir a nossa unidade móvel, porque estamos ofertando o exame clínico das mamas para todas as usuárias. O exame permite a identificação de sinais e sintomas preditores de câncer. Quando identificada alguma alteração, é solicitada uma mamografia diagnóstica, para uma avaliação mais detalhada”, explica Gerda.
Intensificação
Movimento mundial que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de discutir o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa em Manaus está direcionada à intensificação da oferta de serviços nas unidades de saúde da Semsa, que também estão promovendo ações de educação em saúde como forma de contribuir para que as informações sobre a doença sejam compartilhadas, promovendo mais conhecimento.
Cuidado

A aposentada Elizabeth Santos do Nascimento, 62, mora no Centro e aproveitou a proximidade da unidade móvel para fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero e solicitar a mamografia. Ela elogiou a rapidez e o atendimento das equipes de saúde.
“O atendimento foi ótimo, gostei muito. Estou aliviada porque já fiz o exame preventivo e já estou com o encaminhamento para fazer a mamografia. As mulheres precisam cuidar da saúde”, resumiu a aposentada.
Fotos – Elienai Emanuel / Semsa

Post Relacionado

Cmas e Prefeitura de Manaus dão início à 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

victoria Farias

Mulher arranca pênis de estuprador na mordida após ter sido abusada sexualmente

Redação

Em diferentes ações do Sistema Paredão, PMAM recupera motocicletas com restrição de roubo

Redator