Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura debate 8 pautas na 10ª reunião do Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus

Realizada a cada dois meses pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), a 10ª reunião do Fórum Permanente de Articulação com a Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), garantiu oito pautas abordadas durante a tarde desta quarta-feira, 26/10, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizada no Distrito Industrial I, zona Leste da capital.
Com o objetivo de alcançar melhorias para o tripé da ZFM (indústria, comércio e agropecuária), no 10º Fórum foram debatidas pautas como a criação da lei municipal de incentivos fiscais para indústrias da Zona Franca; implementação de programa de compras regionais; revitalização do centro; reordenamento dos resíduos sólidos, entre outras.

“Estamos no tratamento de uma lei de incentivos a fim de reparar a zona franca, que antes dessa gestão, o município não incentivou, respeitando a legislação eleitoral. Também trouxemos algumas novidades como a questão ambiental, tendo em vista o discurso sobre sustentabilidade do prefeito David Almeida, e falamos de resíduos sólidos, sobre a legislação que preconiza o desenvolvimento econômico, além de pautas de regularização fundiária”, destaca o titular da Semtepi, Radyr Júnior.
Além da Prefeitura de Manaus, outras entidades participaram de maneira integrada com diversas secretarias como a Semtepi, as secretaria municipais do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), além da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), de Agricultura e Pecuária (Faea), entre outras.

“Essa é a nossa 10ª reunião desde que foi implementada pelo prefeito David Almeida e nós temos mantido o calendário correto, realizando o FOPAZFM de dois em dois meses, e essa é a quinta deste ano. Os fóruns servem para trazer as demandas da ZFM para a Prefeitura de Manaus, onde antes existia um distanciamento histórico entre ambas, mas hoje temos diversas ações apresentadas que já foram resolvidas, inclusive pautas que a Semtepi anseia sobre os empreendedores rurais e a legislação ambiental que trabalha com resíduo sólido que vai trazer muitos benefícios para nossa cidade”, explica o subsecretário de assuntos operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas.

Durante a reunião, o coordenador-geral de assuntos internacionais e comércio exterior, Luís Frederico, ressaltou a importância do fórum para os avanços na cidade.
“O fórum é muito importante no momento para a cidade onde está a ZFM e a Suframa, o principal órgão regulador, que junto com o estado do Amazonas e federações nos dá a oportunidade de discutirmos, debatermos o futuro, analisando as vantagens futuras, aperfeiçoando processos e melhorando a gestão. Então, eu vejo que a prefeitura, por meio da Semtepi, tem feito um grande trabalho em frente à área de inovação e empreendedorismo, e na verdade, a superintendência é só uma parceira dessa reunião de debates”.
Fotos – Antonio Pereira / Semcom

Post Relacionado

VEJA VÍDEO: Mulher sem máscara discute em mercado do DF: “Sou saudável”

Redação

Pfizer diz que testou com sucesso tratamento oral contra Ômicron

Shayenne

Durante passeio de família, adolescente de Manaus morre afogado em balneário de Rio Preto da Eva

Shayenne