Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus tem reunião com Anatel para tratar de implantação do 5G na capital

Buscando garantir a melhor estrutura para ter o novo salto das comunicações no Brasil e na Internet das Coisas (IoT), a Prefeitura de Manaus participou de reunião institucional e técnica com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta terça-feira, 22/2, na sede regional na capital.
Os leilões para autorização do 5G no Brasil foram realizados no ano passado e a tecnologia é o mais recente padrão para serviços móveis, oferecendo altas taxas de transmissão de dados e novas possibilidades de exploração de uso.

Durante a reunião híbrida, o subsecretário de Assuntos Legislativos da Casa Civil Municipal, procurador Rafael Lins Bertazzo, afirmou o compromisso da gestão do prefeito David Almeida de ter a infraestrutura necessária à disposição e fazer as adequações necessárias para atender à nova tecnologia.

“Existe uma minuta padrão para adequar legislações municipais ao 5G, notadamente para desburocratizar o licenciamento no âmbito municipal. Vamos tomar conhecimento e adequar à realidade de Manaus para desenvolver a simplificação nas licenças necessárias”, adiantou o subsecretário.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, a Prefeitura está atuando para estruturar Manaus à implantação do 5G.
“Estamos realizando tratativas institucionais com a Anatel, neste momento, conhecendo essa nova arquitetura de rede, cronograma e tecnologia de quinta geração. Vamos estudar a legislação aplicável a essa banda de operação e os respectivos ajustes necessários à legislação para garantir sua operação dentro do ambiente legal mais adequado. E também vamos nos reunir com as operadoras”, falou Valente.

Além da equipe da Anatel na região Norte, a reunião híbrida contou com apresentação do chefe da assessoria técnica da agência, Humberto Bruno Pontes Silva.
Tecnologia
A tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola, entre outros.

No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico das novas redes para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade.

Post Relacionado

Polícia Militar detém três homens por posse de arma de fogo, na zona norte

Redator

Prefeitura inicia mudança de famílias desalojadas do bairro Jorge Teixeira 

victoria Farias

Conheça os animais que conseguem voar sem terem asas

Shayenne