Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recupera emergencialmente redes de drenagens profundas no bairro Japiim

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta quarta-feira, 28/9, serviço de recuperação da rede de drenagem profunda da rua B-1 no conjunto 31 de Março, bairro Japiim 2, zona Sul da cidade.


A ação imediata se deu pela situação emergencial, uma vez que a antiga rede foi comprometida por conta dos muitos anos sem nenhum tipo de manutenção. O rompimento da tubulação provocou uma erosão e o afundamento de um trecho da via.

Uma equipe com dez servidores da Seminf trabalha na manutenção da rede de drenagem profunda, substituindo os tubos antigos e danificados, por equipamentos novos de concreto armado em aduelas, oferecendo a vazão correta das águas, e evitando de forma muito eficaz novos problemas na área.

Outra rede de drenagem

Já na rua 41, as equipes simultaneamente, intensificam a recuperação de mais uma rede de drenagem profunda, que apresentou problemas na canalização, comprometendo o fluxo da rua e oferecendo risco a veículos e pedestres, que precisavam passar pela área. No local, as equipes corrigem a canalização e implantam em um outro trecho, uma nova tubulação em concreto.
De acordo com o engenheiro responsável pelo Distrito de Obras da zona Sul, Hudson Smith, o descarte irregular de lixo doméstico tem contribuído para o desanelamento e rompimentos de muitas das redes de drenagens. A população ainda tem o agravante das dezenas de ligações irregulares nas redes de águas pluviais da prefeitura.

“As estruturas são muito antigas e há anos sem manutenção, associadas ao descarte irregular de lixo doméstico e as muitas ligações irregulares na rede de drenagem da prefeitura que acabam rompendo e desanelando a tubulação. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras Renato Júnior, é que façamos a substituição e a ampliação das redes de drenagens por novas e mais modernas, para entregarmos à população um serviço duradouro e de qualidade devolvendo com equipamentos seguros para todos”, explica Smith.

As equipes do distrito da zona Sul, além das drenagens profundas e superficiais, realizam obras de recuperação, pavimentação asfáltica, meios-fios, sarjetas, entre outros serviços de infraestrutura. Em paralelo, seguem os trabalhos de recapeamentos com o Programa Asfalta Manaus, que avança em todas as zonas da cidade.

Fotos – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Moradores encontram corpo enrolado em lona na zona Leste de Manaus

Shayenne

Prefeito David Almeida entrega Cras totalmente revitalizado no bairro Betânia

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus instala novos coletores na avenida Beira Rio, no bairro Coroado

blitzamazonico