Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recolhe garrafas PET do novo coletor instalado na zona Oeste

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), fez o recolhimento de garrafas de plástico, conhecidas como PET, nesta sexta-feira, 10/6, após uma semana da instalação do novo coletor, situado no trevo do bairro Compensa, zona Oeste, entre as avenidas Compensa e Brasil.


A novidade é mais um projeto de sustentabilidade voltado para a coleta seletiva.
O coletor recebe garrafas PET de qualquer tipo de bebida, tamanho e marca. O recolhimento do material é feito uma vez por semana. O titular da Semulsp, Altervi Moreira, acompanhou a coleta em que o depósito já estava com a sua capacidade total preenchida.
“Após uma semana, estamos fazendo o recolhimento do material do novo coletor, que encheu na sua totalidade. Estamos recebendo diversas solicitações para que sejam instaladas outras unidades em praças e trevos. Essas garrafas deixaram de ir para o igarapé do Franco e agora estão indo para o local correto”, declarou Moreira.
Destinação correta

Após o recolhimento das garrafas, o material é transportado pelo caminhão da Semulsp e direcionado às cooperativas e associações que reciclam o material.
Para facilitar a identificação visual por parte da população, o coletor tem formato de pirâmide, sendo todo gradeado com as cores do mosaico da Prefeitura de Manaus. A ação tem o objetivo de fortalecer a cultura de reciclagem e diminuir o fluxo de garrafas direcionadas aos rios, igarapés e aterro sanitário.
Novidade

A Semulsp vai instalar, nos próximos dias, novos coletores no Passeio do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e na praça do Barcelona, na avenida Cosme Ferreira, zona Leste de Manaus.
PEVs
O serviço de coleta seletiva, coordenado pela Semulsp, ocorre todos os dias. A população pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 25 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus em parceria com associações e grupos de catadores, que estão espalhados em 25 pontos da cidade.

O serviço consiste em incentivar a população a separar o lixo doméstico, entregando para a reciclagem os materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas PET, embalagens de tetra pack, plásticos, latinhas, papel e papelão, entre outros produtos.

Como serviço complementar à coleta seletiva, a Semulsp também realiza ações de conscientização porta a porta, todos os dias, no sentido de estimular a população a aderir a esse hábito, além de ensinar como fazer a separação e disponibilizar os produtos de forma correta. Atuando de forma similar, está o grupo Garis da Alegria, que atua na sensibilização da população.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza parceria estratégica para mais de 500 vagas no ramo de navegação

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus alerta para encerramento de inscrição do edital “Thiago de Mello”

Victória Farias

Prefeitura de Manaus chega a mais de 91 mil atendimentos urbanos até novembro de 2022

EDI FARIAS