Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove curso para ‘Cuidador Comunitário’ no bairro Cachoeirinha

A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), abriu nesta terça-feira, 27/9, mais uma turma do curso de “Cuidador Comunitário”.


Desta vez, os moradores do bairro Cachoeirinha, zona Sul da cidade, são os beneficiados pela capacitação, promovida em parceria com a Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT).
“Iniciamos a sexta turma desse importante curso na gestão do prefeito David Almeida. Vamos capacitar essas pessoas para que possam auxiliar idosos, sejam familiares ou conhecidos, garantindo uma maior qualidade de vida a essas pessoas, de forma adequada, com todos os cuidados necessários”, destacou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.
O curso faz parte da área temática “Atenção ao Idoso” e terá duração de 21 horas. As aulas acontecerão as terças e quintas-feiras, na Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na avenida Carvalho Leal, n° 931, na Cachoeirinha.
O objetivo é capacitar a comunidade para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o trato adequado com pessoas da terceira idade, como recomendações gerais quanto a alimentação, higiene pessoal e medidas de prevenção, além de noções de direitos humanos, políticas de apoio ao idoso e as situações de violência e maus-tratos.
“O diferencial desse curso é que não são apenas aulas teóricas, também se aprende na prática o atendimento de primeiros socorros. Observamos que atualmente é grande o número de idosos e eles necessitam de cuidados práticos, importantes e eficazes no momento de um acidente, por exemplo, como o efeito pelo engasgo e até ataques cardíacos”, informou a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra.

A instrutora selecionada para o curso foi a professora Márcia de Azevedo Alves, graduada em Serviço Social, e que possui especialização em Planejamento e Gestão em Políticas Públicas, ambas pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte); mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com capacitação técnica e pedagógica, entre outras qualificações.

Conteúdo
O curso inclui temas como “Conceito de idoso”; “O Cuidador de idosos e os aspectos biopsicossociais do envelhecimento”; “Noções básicas de cuidados de higiene pessoais e os aspectos de alimentação voltados aos cuidados com o idoso”; medidas de prevenção “Direitos humanos e cidadania”; “Aspectos de alimentação saudável voltados aos cuidados com o idoso”; e as “Mudanças psicossociais e espirituais no envelhecimento”.

Post Relacionado

TSE: partidos devem seguir mesmas coligações para governo e Senado

Redator

Prefeitura autua veículos pesados na Zona Máxima de Restrição de Circulação

victoria Farias

Prefeito David Almeida entrega recuperação de trecho da avenida Djalma Batista em tempo recorde

blitzamazonico