Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus passa a receber pagamentos em Pix para taxas do licenciamento urbano

A partir desta quinta-feira, 6/10, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), passa a contar com a opção de receber pagamentos de suas taxas e serviços prestados por meio de Pix.
Os requerentes e usuários do licenciamento urbano municipal vão receber os Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs) com Pix, facilitando formas e acessos de pagamento à população. O Pix será impresso no DAM, por meio de um QR Code. Uma das vantagens da forma de pagamento é que o usuário pode utilizar o banco de sua preferência.

Testes com emissões do DAM foram realizados por equipes do Implurb e da instituição financeira desde março, para poder dar maior segurança a todas as fases de implantação e operação.
“A tecnologia é um meio facilitador e ferramenta para a evolução, e a gestão David Almeida tem buscado ampliar o acesso a todos para os serviços prestados. O Pix é mais um esforço do prefeito em transformar Manaus em uma cidade global e uma das melhores capitais para atrair novos negócios. Vai facilitar as transações financeiras e simplificar a realização de pagamentos, além de incentivar a inclusão”, ressaltou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
O uso do Pix para o pagamento no Implurb vai aumentar a velocidade das transações e a eficiência na experiência dos usuários. Todas as taxas e boletos emitidos para serviços, licenciamento e outros no instituto terão a opção de quitação por meio do Pix.
Banco Central

O Pix foi lançado, oficialmente, em novembro de 2020, sendo uma solução de pagamento instantâneo gerenciada pelo Banco Central do Brasil. Suas maiores vantagens são a acessibilidade, a rapidez e a disponibilidade.

Para uso no Implurb, ele estará vinculado ao QR Code impresso no DAM. Com o fornecimento dos dados para o pagamento, os requerentes vão fazer a impressão do boleto com um QR Code para fazer o Pix, que permitirá receber e verificar a liquidação de pagamentos de forma integrada. O QR Code é parte integrante do DAM, permitindo o pagamento por meio de aplicativos, em qualquer lugar onde o cliente esteja.

No Brasil, o total de chaves Pix ativas ultrapassou os 478 milhões, segundo o Banco Central. O número corresponde a mais que o dobro da população brasileira, que é estimada em aproximadamente 214 milhões de habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fotos – Antônio Pereira/Semcom

Post Relacionado

Visa Manaus conclui segunda parte da operação “Natal com Saúde” com mais 2,6 toneladas de alimentos apreendidos

victoria Farias

Prefeitura de Manaus promove palestra sobre manipulação de alimentos a permissionários de feiras e mercados

Victória Farias

Anvisa tem pedido para uso da vacina da Moderna em bebês de 6 meses

Shayenne