Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa do encerramento da ‘Feira da Qualidade’ e faz balanço positivo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), participou e apoiou a realização da 1ª Feira da Qualidade do Amazonas, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Sesi Clube do Trabalhador, bairro São José, zona Leste, que encerrou nesta sexta-feira, 14/10, após cinco dias de evento, e mais de 9.800 pessoas que passaram pelo local.

O subsecretário de operações da Semtepi, Gustavo Igrejas, fez um balanço desses cinco dias de evento, e todas as dez palestras, workshops e rodas de conversa que compuseram o espaço destinado ao trabalho, empreendedorismo e inovação da gestão municipal.

“Esse tema de qualidade tem tudo a ver com o trabalho que a prefeitura e a Semtepi fazem, tanto é que a gente trabalha com qualificação da pessoa que vai ao Sine atrás de emprego, a gente qualifica para irem ao Distrito Industrial. Além do empreendedor, que a gente qualifica, e a parte de inovação, também com startup. E esta primeira Feira de Qualidade foi um sucesso, e eu acho que o futuro do polo passa pela qualidade do produto, das operações, da utilização dos recursos, e qualidade é tudo na vida de uma empresa”, explicou Gustavo Igrejas.

Metazoia

Nesta sexta-feira de encerramento da feira, a Semtepi promoveu uma palestra sobre “Cadeias produtivas de reciclagem e resíduos sólidos”, seguida do lançamento da “Iniciativa 1 milhão de oportunidades e Youth Challenge – Unicef Brasil”, e a “Metazoia: conectando Manaus com o mundo”.
Conforme explicou a chefe de Planejamento, Empreendedorismo e Inovação da Semtepi, Ana Paula Patrocínio, o lançamento da Metazoia irá proporcionar novidades.
“O Metazoia é uma parceria que estamos fazendo com uma startup chamada Geder, que nos procurou e nós enxergamos uma oportunidade de diversas ações. A primeira é um workshop de sensibilização para os nossos órgãos de controle. A segunda é a interação do ecossistema de inovação de Manaus com o de Florianópolis, e teremos uma reunião no metaverso. A terceira é um evento de gamer, com intuito de trazer esse público mais jovem. E finalizando teremos um evento Metazoia propriamente dito, voltado para o varejo, indústria e comércio”, explicou Ana Paula.
O diretor de Planejamento da Semtepi, Leonardo Silva, destacou a troca recíproca que a gestão municipal e a população tiveram durante os dias de feira.
“Esse formato de roda de conversa em algumas palestras fez com que o público pudesse também interagir, colocando algumas situações. Em um momento como este, em que a gente consegue ter o contato mais direto com a população, temos um feedback interessante, para que a gente possa adequar alguma coisa, os anseios da sociedade, e fazer com que todas as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pela secretaria estejam adequadas à população”, explicou Silva.
A Semtepi também realizou durante os cinco dias de evento (10 a 14/10), uma feira de artesanato com os empreendedores artesãos cadastrados, que puderam vender e divulgar seus produtos manuais. O balanço foi favorável e o lucro compensou, segundo explicou o empreendedor no ramo alimentício natural, Fábio Silva, que junto a Sandra Espíndola, promovem uma gastronomia diferenciada com a “Amigos da floresta – Turismo e Gastronomia”.
“Essa foi a nossa chance de estarmos em um contexto onde a qualidade é o tema principal, e isso enobrece muito o nosso produto. A gente batalha para que os produtos sejam saudáveis e sustentáveis. O convite da prefeitura foi sensacional, e nos deu a oportunidade de divulgar, comercializar e fazer mais pessoas saberem da nossa produção”, afirmou Fábio.
No espaço referente à Prefeitura de Manaus, o evento também contou com uma programação especial e interativa com os “Jogos intergeracionais da Amazônia”, com a Floramara Machado e uma Experiência de Realidade Virtual com Miriti BoardVR – Inteceleri.
A 1ª Feira da Qualidade do Amazonas buscou criar um ambiente para troca de experiências entre representantes de indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) e micro e pequenos empresários amazonenses, havendo 45 empresas participantes.
Fotos – João Viana / Semcom

Post Relacionado

‘Asfalta Manaus’ da prefeitura amplia frentes de obras e recapeamento chega às ruas do bairro Japiim

victoria Farias

Prefeito David Almeida entrega escola municipal Izabel Angarita revitalizada à população

Victória Farias

Urgente: motorista passa mal do coração enquanto dirigia na Avenida das Flores; veja vídeo

Shayenne