A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), participa da 77ª edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac), que acontece no Hotel Pestana City Center & Conference Hotel, no centro de Curitiba (PR).
A abertura oficial do evento ocorreu nesta segunda-feira, 29/8, e reúne representantes de 17 capitais e cinco municípios do estado do Paraná. A programação terá duração de dois dias, com encerramento nesta terça-feira, dia 30.
A participação da Semad atende a um convite feito pelo secretário-executivo do Fonac, Tiago Bongiovani. “As iniciativas exitosas da Prefeitura de Manaus, também na área de administração pública, são reconhecidas em todo o Brasil. O fórum é uma excelente oportunidade para que possamos trocar experiências a partir de cases de sucesso e, dessa forma, modernizarmos cada vez mais a gestão, como orienta o secretário municipal de Administração, Ebenezer Bezerra, dentro do programa de governo do prefeito David Almeida”, explicou a diretora de área da Semad, Sara Monteiro, que representa a secretaria no encontro, juntamente com a técnica em administração, Ana Márcia Aguiar.
A palestra de abertura foi feita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que destacou os pontos fortes de sua gestão e a metodologia aplicada para conduzir os trabalhos na capital paranaense. Ele também abordou sobre a necessidade de empregar esforços para continuar investindo em qualidade de vida das pessoas e atuar de maneira ostensiva na defesa dos interesses da sociedade, além de buscar a transformação constante do ambiente social da cidade.
No 77º Fonac foram apresentados temas como “Sistemas Integrados de Gestão de Patrimônio”, “Gestão de Saúde do Servidor”, entre outros que formam um complexo de recursos integrados que têm como finalidade a eficiência, agilidade, confiabilidade e economia para a gestão pública.
“São inovações que podemos levar para a Semad para que possamos otimizar os processos não só nas áreas de patrimônio e saúde do servidor, mas também na área de recursos humanos, de folha de pagamento e da Junta Médico-Pericial do Município, o que, certamente, será um ganho para a gestão”, destaca a diretora Sara Monteiro.
Ainda como parte da programação do primeiro dia do evento, a coordenadora-geral de Estruturação e Informações Previdenciárias da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, Laura Shwerz, falou sobre a Implantação do e-Social nos órgãos públicos.
Laura reforçou ainda a necessidade de que todos os municípios encaminhem os arquivos cobrados pelo governo federal, atentando para o cronograma de implantação anteriormente divulgado. A coordenadora destacou que o e-Social iniciou a terceira fase na semana passada, com o envio das folhas de pagamento dos municípios.
Outro destaque foi a futura disponibilidade do Cadastro Único de Servidores Públicos, ao qual os municípios terão acesso e onde poderão emitir Certidões de Tempo de Contribuição, trabalhar as compensações entre os regimes previdenciários, consultar acúmulos de cargos em nível nacional, acompanhar a vida funcional dos seus servidores.
A coordenadora destacou também que o e-Social é um projeto definitivo e que ajudará os municípios a se organizarem, otimizando as tarefas dos agentes setoriais.
O Fórum
O Fonac é uma associação civil sem fins lucrativos, que existe há mais de 25 anos, tendo sido institucionalizado em 2003. O objetivo do fórum é proporcionar a troca de experiências e melhores práticas na área de administração pública, entre as capitais brasileiras, incentivando-as na excelência na Gestão Pública, além de discutir temas de interesse municipal no contexto nacional.