Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa do lançamento do livro ‘Lixo Zero’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), promoveu, nesta quarta-feira, 8/6, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, o lançamento do livro “Cidades Lixo Zero”, de Rodrigo Sabatini.


O evento também contou com a parceria do Instituto Lixo Zero e do Coletivo Manaus Lixo Zero, que juntos desenvolvem um trabalho voltado ao meio ambiente.

O livro trata das experiências vividas pelo autor, na luta por uma cidade sem lixo nas ruas, nos igarapés, tratando de forma reciclável tudo aquilo que é produzido pelo indivíduo. A obra também aponta modelos de cidades a serem seguidas, que respeitam um formato adequado de desenvolvimento, sem afetar o meio ambiente. “Neste livro eu proponho formas ideais de tratar todo o lixo que geramos”, salientou.

Prestigiando o lançamento da obra, o secretário da Semulsp, Altervi Moreira, destacou o trabalho da gestão David Almeida, para manter a cidade limpa, organizada, diminuindo o índice de resíduos. “Todos os esforços feitos pela Prefeitura de Manaus para manter a cidade limpa, vem surtindo efeito e já podem ser conferidos. Atuamos em vários pontos com serviços diversos de capina, poda, pintura, entre outros, para embelezar e deixar a cidade limpa. Diariamente também realizamos a limpeza fluvial nos rios, igarapés e na orla de Manaus”, observou Altervi.

Exemplo

Durante o mês de março, o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), concedeu à Semtepi a certificação Lixo Zero, fazendo com que o órgão seja a primeira secretaria de Manaus a obter o conceito Lixo Zero. A certificação aumentou a responsabilidade do órgão em manter o padrão de recuperação dos resíduos sólidos na cidade.

Hoje quase todo lixo é reaproveitado na secretaria. As garrafas PETs, por exemplo, são separadas em coletores instalados pela cidade. O projeto-piloto, que iniciou na Semulsp, vai ganhar outros espaços, fazendo com que as garrafas PETs tenham um outro destino.
“Aos poucos estamos conscientizando as pessoas de que aquele lixo que é jogado na cidade, pode ter outro destino”, destacou Altervi.

Post Relacionado

Prefeitura apresenta práticas que misturam lúdico com tecnologia para ensinar alunos da rede municipal

blitzamazonico

Prefeitura tem alta de 19% em 2023 na emissão de certidões de Habite-se 

blitzamazonico

 Prefeitura de Manaus lança o catálogo digital de cursos da Espi para 2023

victoria Farias