Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus orienta mulheres a buscarem serviços de prevenção ao câncer nas UBSs

A Prefeitura de Manaus inicia, nesta semana, uma série de atividades relacionadas à campanha “Outubro Rosa”, com foco no acolhimento das mulheres e intensificação do rastreio do câncer de mama nas unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


A campanha reforça o combate ao câncer de mama em todo o mundo, e, em Manaus, também incorpora ações de prevenção ao câncer de colo de útero.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta as mulheres a buscarem qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar ou solicitar os procedimentos necessários para rastreio de possíveis lesões cancerígenas. É necessário apresentar CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esses serviços são disponibilizados à população durante o ano inteiro, mas, neste mês, nós fazemos um chamamento, um apelo, para que as mulheres atualizem seus exames e recebam uma orientação e encaminhamento médico em caso de alterações. As mulheres com mamografia alterada serão encaminhadas a um dos Serviços de Referência para Diagnóstico do Câncer de Mama (SDM) municipais, onde será a elas oportunizada a biópsia, objetivando o diagnóstico precoce do câncer de mama, quando a lesão ainda é pequena, e a instituição do tratamento em tempo oportuno, ampliando, desta forma, as chances de cura”, explica a secretária.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, conta que, nas UBSs, as mulheres têm acesso à consulta médica ou de enfermagem, exame clínico das mamas, coleta de exame preventivo e solicitação do exame de mamografia.
“O exame preventivo do câncer do colo do útero é priorizado para mulheres e homens trans na faixa etária de 25 a 64 anos, e a mamografia de rastreamento é direcionada para mulheres de 50 a 69 anos. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas nessas faixas etárias por conta da alta incidência desses cânceres nesses grupos”, afirma Lúcia.

A enfermeira destaca que o câncer de mama também pode afetar homens e mulheres fora da faixa de rastreio, apesar desses casos serem mais raros. Por isso, essas pessoas também devem buscar os serviços nas UBSs e se submeterem ao exame clínico das mamas. Se encontrados sinais, sintomas sugestivos de câncer de mama, será solicitada a mamografia diagnóstica e, se alterada, serão encaminhadas a um de nossos SDMs.

Uma UBS Móvel foi instalada na praça Dom Pedro II, em frente ao Museu Cidade de Manaus (paço da Liberdade), Centro, para facilitar o acesso aos serviços do Outubro Rosa para trabalhadoras do comércio legal e transeuntes, desde a última sexta-feira, 30/9. Além das consultas, a unidade oferta testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, e vacinação contra a Covid-19, hepatite B e vacina dT (antitetânica), exame preventivo e solicitação de mamografia.

Educação

Todos os Distritos de Saúde (Disa) de Manaus – Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural – desenvolvem ações de Educação em Saúde, a partir desta segunda-feira, 3/10, nas unidades básicas e na comunidade. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade em geral sobre como combater os cânceres de mama e colo do útero, e assim reduzir o índice de mortalidade por essas doenças.
Os profissionais de saúde irão realizar palestras, rodas de conversa, distribuição de material informativo, intensificação da vacinação contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos), peça teatral, dentre outros serviços. As ações devem ser reforçadas até o dia 31 deste mês.

A população pode buscar o endereço da UBS mais próxima de sua casa no site da Semsa (semsa.manaus.am.br), clicando em “Unidades”, e depois em “Localização das unidades de saúde”. Dúvidas também podem ser esclarecidas nas redes sociais da secretaria, @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.

Post Relacionado

EleEstáVoltando! O povo do Amazonas tem cara, tem voz e tem vez. Amazonino Mendes é a cara do Amazonas

Redação

Escola de Ensino Infantil da Prefeitura de Manaus recebe orientações sobre trânsito seguro

victoria Farias

Sessão temática alerta para necessidade de reverter perdas educacionais da pandemia

Redator